PATROCINADORES

Rússia só pagará dívida externa em rublos

Anúncio ocorre depois que os EUA bloquearam pagamentos com títulos americanos

Moscou planeja efetuar pagamentos de sua dívida externa em rublos, informou o presidente da Duma (parlamento russo), Vyacheslav Volodin, nesta quarta-feira (25). Isso ocorre depois que os EUA impediram a Rússia de pagar sua dívida com títulos americanos.

Volodin acrescentou que o país tem todos os recursos monetários necessários para os pagamentos. “Os EUA e os satélites que apoiam as decisões de Washington devem se acostumar com o rublo”,  disse Volodin em seu canal Telegram, citando a experiência da Rússia em exigir pagamentos em rublo para remessas de gás como um exemplo de como tais acordos podem funcionar.

O Ministério das Finanças da Rússia também confirmou em comunicado que Moscou continuará cumprindo suas obrigações de dívida interna, apesar do aperto das restrições externas. “A decisão do Departamento do Tesouro dos EUA de se recusar a renovar a licença… infringe, em primeiro lugar, os direitos dos investidores estrangeiros em instrumentos de dívida russos e mina a confiança na infraestrutura financeira ocidental”, alertou o ministério. O comunicado acrescentou que “o Ministério das Finanças da Rússia, como mutuário responsável, confirma sua prontidão para continuar o serviço e o pagamento de todas as obrigações da dívida”.

Sem renovação

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou na terça-feira (24) que não renovará a licença que permite à Rússia pagar investidores norte-americanos que tenham adquirido ativos do país. No começo do mês, a Rússia evitou um calote em sua dívida ao fazer um pagamento de última hora usando suas reservas em dólares localizadas fora do país, disseram autoridades do Tesouro dos EUA.

Enquanto isso, o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, criticou a decisão de Washington, dizendo que a Rússia enfrenta uma “situação artificial criada por uma nação hostil”.

A governadora do Banco Central russo, Elvira Nabioullina, admitiu em 29 de abril que Moscou estava enfrentando “dificuldades de pagamento”, mas se recusou a falar sobre um possível calote. A dívida externa russa representa, segundo o ministério das Finanças, entre 4,5 e 4,7 bilhões de rublos (de US$ 78 a 81 bilhões no câmbio atual), ou seja, 20% de sua dívida pública total.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.