PATROCINADORES

Após Finlândia, Suécia quer ser da Otan

A ação representa o fim do status de neutralidade militar que equilibrava país entre as tensões Leste-Oeste

A Suécia assinou nesta terça-feira (17) um pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em meio à guerra na Ucrânia. A ação representa o fim do status de neutralidade militar que vinha sendo apresentado entre o Ocidente e a Rússia.

“Acabei de assinar uma histórica carta de indicação do governo sueco para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Nossa candidatura à Otan está agora oficialmente assinada”, comunicou a ministra das Relações Exteriores sueca, Ann Linde (imagem).

De acordo com informações da agência de notícias ANSA, a chanceler declarou que candidatura do país deve ser enviada junto com a da Finlândia nos próximos dias. “Não sabemos quanto vai durar [o processo de adesão], mas calculamos que pode levar até um ano”, afirmou ela.

Reações adversas

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou que se opõe à entrada de Finlândia e Suécia na Otan “Não diremos ‘sim’ a nações que aplicam sanções à Turquia para se juntar à organização de segurança”, afirmou o mandatário turco. A justificativa dada por Erdogan é que a Suécia suspendeu venda de armas para a Turquia desde 2019 devido à operação militar de Ancara (sede do governo turco) na Síria. A Turquia também acusa a Finlândia de abrigar grupos terroristas, incluindo militantes curdos.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a entrada dos dois países nórdicos na aliança não criará uma ameaça à Rússia, mas a expansão militar no território “certamente causará nossa resposta”. Em fevereiro, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, havia sinalizado eventual retaliação contra Finlândia e Suécia se esses dois países passassem a integrar a Otan.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.