Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Vídeos da guerra: Rússia chega à segunda maior cidade da Ucrânia

Kharkiv tem de 1,5 milhão de habitantes. Governo local afirma ter o controle. Mais de 200 mil ucranianos fugiram para países vizinhos

A Ucrânia tem controle total sobre a cidade de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, com 1,5 milhão de habitantes, informou o governo regional em suas redes sociais neste domingo. “O controle sobre Kharkiv é totalmente nosso! As forças armadas, a polícia e as forças de defesa estão trabalhando, e a cidade está sendo completamente limpa do inimigo”, escreveu Oleh Synyehubov, governador de Kharkiv, no Telegram.

Em comunicado anterior, Synyehubov chegou a dizer para os moradores não saírem de suas casas devido ao conflito entre tropas russas e ucranianas em Kharkiv. “Os veículos leves do inimigo russo invadiram Kharkiv, incluindo o centro da cidade”, afirmou Oleh Synyehubov. Uma testemunha em Kharkiv disse que soldados russos e veículos blindados puderam ser vistos em diferentes partes da cidade e disparos podem ser ouvidos.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram vários veículos militares na cidade. O governo ucraniano alega ter provocado perdas e baixas nos russos.

Refugiados

Mais de 200 mil ucranianos chegaram a países vizinhos desde o início da invasão russa, na quinta-feira (24), de acordo com um novo balanço da agência das Nações Unidas para os refugiados.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados disse, usando o Twitter, que os números de pessoas que fogem das tropas russas estão em constante mudança e que outra atualização será emitida ao longo deste domingo.

A estimativa no sábado foi de que pelo menos 150 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Polônia e outros países, incluindo a Hungria e a Romênia. O governo da Polônia disse, no sábado, que mais de 100 mil ucranianos tinham atravessado a fronteira nas 48 horas anteriores.

Ofensiva militar

A Rússia lançou na quinta-feira (24) de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeio de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou 150 mil deslocados para a Polônia, Hungria, Moldávia e Romênia.

O presidente russo Vladimir Putin disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender. O Kremlin acrescentou que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), União Europeia e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Publicado originalmente em: cutt.ly/qP7Jxaa


O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.