PATROCINADORES

Fiocruz confirma casos da ômicron BA.2 no Brasil

Dois casos foram detectados no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, confirmando as expectativas

A Fiocruz identificou, a partir da técnica de sequenciamento genético, dois casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron, um no estado do Rio de Janeiro e outro no de Santa Catarina, conforme divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. A informação foi divulgada no sábado (5) pela Fiocruz.

A confirmação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e que vem atuando no mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia. O laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz.

O diagnóstico inicial foi feito pelos laboratórios dos estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2.

Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência. Segundo a Fiocruz, a nova linhagem é mais contagiosa, mas seu grau de ltalidade é desconhecido.

Como se comporta a ômicron “tradicional”

A onda de contágio da variante ômicron parece estar arrefecendo. Em vários países, as curvas das médias móveis de novos casos – o meio mais seguro de verificar uma tendência – começam a ceder. No Brasil, onde a variante chegou mais tarde, esse comportamento não está ocorrendo. Há previsões de um pico daqui duas ou três semanas, mesmo com uma população amplamente imunizada. Confira os gráficos divulgados pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Covid-19 – Estados Unidos
Novos Casos

Fonte: The New York Times e Worldometer

Mortes

Fonte: The New York Times e Worldometer

Covid-19 – Brasil
Novos casos

Fonte: consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de saúde

Mortes

(com Agência Brasil)

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.