PATROCINADORES

Derrubadas crescentes; fusão nuclear; Swift e Seara mais solares

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Desmatamento no Brasil aumentou 21%

O relatório anual do projeto Mapibiomas divulgado na segunda-feira (18) revelou que o desmatamento no Brasil cresceu em 21% com relação a 2020 em todos os biomas (Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pampa, Pantanal). Em 2021, o Brasil perdeu 16 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa, em especial na Amazônia. No ano passado, houve uma média de 191 novos eventos e 4.536 hectares desmatados por dia, o que dá 189 hectares por hora. Somente na Amazônia foram 111,6 hectares derrubados a cada 60 minutos, o que perfaz quase dois campos de futebol a cada 60 segundos. Esmiuçando, dá para considerar 18 árvores por segundo. O relatório encontrou indícios de irregularidades fiscalizatórias e legais em mais de 98% dos casos.

Google e Chevron investem em startup nuclear

As gigantes Google e Chevron fazem parte de um aumento de financiamento de US$ 250 milhões anunciado na terça-feira (19) para a TAE Technologies, uma startup de fusão nuclear com uma estratégia não convencional que já levantou US$ 1,2 bilhão. A fusão nuclear é muitas vezes referida como o santo graal da energia limpa, pois promete gerar energia livre de emissões quase ilimitada sem o equivalente nocivo e duradouro dos resíduos radioativos que a fissão nuclear produz. A fusão é o processo elementar que alimenta as estrelas, como o Sol, mas provou ser extremamente difícil de sustentar em uma reação controlada na Terra, apesar de décadas de esforço.

______________________________________

Informe Publicitário

________________________________________________

Embraer e BAE fecham parceria para defesa

A empresa aeronáutica brasileira anunciou nesta terça-feira (19) uma parceria com a BAE Systems para expandir sua pegada no mercado de defesa global, incluindo uma joint venture para desenvolver uma variante de aeronave elétrica para a defesa. A Embraer afirmou em comunicado que dois memorandos de entendimento foram assinados com a BAE, empresa britânica de defesa, no Farnborough Airshow, evento do setor aéreo que ocorre no Reino Unido. Um dos memorandos estabelece uma parceria estratégica entre empresas para promover o cargueiro e reabastecedor aéreo KC-390 (imagem) nos mercados do Oriente Médio, com foco inicial na Arábia Saudita.

Swift e Seara compram energia solar da nova usina da J&F

Empresas do grupo JBS, a Swift e a Seara estão ampliando o consumo de energia renovável em suas operações e adquiririndo parte da produção da Usina Fotovoltaica (UFV) Âmbar Saltinho, em Saltinho (SP), inaugurada na última semana. Segundo o comunicado da empresa, o empreendimento pertence à Âmbar Energia, do grupo J&F, holding que controla a própria JBS, além de Banco Original, Eldorado Celulose e PicPay. A UFV Saltinho é composta por quatro usinas que somam 9.408 placas fotovoltaicas. Juntas, atingem a potência de 5.174 kWp, suficientes para o consumo de 2,8 mil residências. O sistema evitará a emissão de 12,19 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera ao mês, o equivalente ao absorvido por 4 mil árvores no mesmo período.

____________________________________

Informe Publicitário

____________________________________

Vai faltar até areia – que bom

Para os catastrofistas, tudo será pior, para os cínicos, tanto faz, para os medianamente visionários, oportunidades inovadoras estão aí – basta querer. Enquanto o mundo se prepara para substituir grande parte do emprego de combustíveis fósseis pela opção elétrica, tem gente pensando além, em como mudar o jeito de construir e morar – logo, de viver – sem um componente fundamental, a areia. Isso mesmo. Aqueles grãos de rochas moídos pelas eras geológicas, compostos basicamente de dióxido de silício, mica e feldspato virados em arenito que encontramos aos montões em qualquer obra para serem misturados para virar concreto. Felizmente no Brasil temos todas as soluções disponíveis, como a areia artificial – pedra moída até virar brita fina -, a adoção de técnicas de construção reciclada e algo que temos de sobra, os rejeitos de minério.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.