Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula decreta intervenção federal no DF

Ricardo Garcia Cappelli será o responsável pela segurança pública do Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou neste domingo (8) intervenção federal no Distrito Federal após a invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) por radicais antidemocráticos. O ato precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, que irá se reunir na próxima segunda-feira (9). O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, será o responsável pela segurança pública do Estado até 31 de janeiro de 2022.

O presidente disse durante coletiva em Araraquara (SP), onde visitou áreas atingidas pelas chuvas, que voltará para Brasília neste domingo (8) para ver os estragos nas instalações atingidas. “Vamos descobrir quem são os financiadores (…) Eu espero que a gente, a partir desse decreto, possa não só cuidar da segurança do Distrito Federal, mas garantir, de uma vez por todas, que isso não se repetirá mais no Brasil”, disse Lula. Ele também acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ser responsável por estimular estes atos.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse em nota que “considera inaceitável a invasão dos prédios públicos e os ataques desferidos contra os Três Poderes realizados neste domingo. Tais atos devem ser repelidos pelas forças de segurança de acordo com as disposições legais. É hora de encerar de uma vez por todas os intentos contra o Estado Democrático de Direito no país. Somente assim será possível buscar a pacificação necessária ao Brasil. Para isso, é preciso que os artífices dos levantes golpistas sejam identificados e punidos, sempre tendo acesso ao devido processo, à ampla defesa e ao contraditório.

A Ordem também disse que acompanhará os desdobramentos do episódio e está pronta para atuar, de acordo com suas incumbências legais e constitucionais, em defesa das instituições republicanas e das prerrogativas de advogadas e advogados que trabalharem nos casos decorrentes dos eventos deste domingo, usando para isso, inclusive, ações judiciais.”

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.