Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Jogando a imagem no Brasil no lixo

A patacoada da ONU – dizer que a justiça brasileira é autoritária e cometeu um golpe ao prender Lula, continua produzindo estragos na imagem do país, ainda que a prisão do ex-presidente petista tenha ocorrido estritamente dentro dos limites do Estado de Direito. A justiça eleitoral convidou a Organização dos Estados Americanos (OEA) para acompanhar a disputa eleitoral. O convite, feito pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem como objetivo melhorar a imagem do país perante o mundo. Faz sentido. O problema é que o PT promete revidar. Segundo a Folha de S. Paulo neste domingo (26), o partido vai reforçar a tese de golpe com organismos internacionais. É provável vermos, nos próximos dias, mais artistas, políticos e intelectuais estrangeiros vestindo a camisa de Lula e criticando a nossa “democracia de banana”.

Por que é importante

Ter vivido sob ditaduras em alguns períodos do século 20 ainda cobra um preço do Brasil, que não é visto globalmente como uma democracia sólida, pelo menos na comparação com mais desenvolvidos. Isso facilita a consolidação de teses como a que dizem que a prisão de Lula é um “golpe das elites”

Quem ganha

Lula, que age apenas pensando em moldar sua imagem para a posteridade.

Quem perde

O país e, mais especificamente, o próximo presidente, que pode carecer de legitimidade perante líderes globais. Como ele será recebido em eventos de líderes como na ONU ou no G20?

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.