Ferramenta será inaugurada em São Paulo com painel de LED que exibirá, em tempo real, os gastos dos governos federal, estaduais e municipais
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), lança nesta quarta-feira (23), no Pateo do Collegio — ponto histórico no centro da capital paulista —, o painel dinâmico Gasto Brasil, que permitirá à população acompanhar, em tempo real, os gastos dos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
O projeto será representado por um grande painel de LED instalado na fachada da ACSP. A proposta é ampliar a transparência e fomentar o debate sobre a gestão dos recursos públicos no país. Além do lançamento da ferramenta, será apresentado um estudo exclusivo com uma análise dos impactos e transformações tributárias no Brasil nas últimas duas décadas.
Segundo Alfredo Cotait, presidente da CACB, o plano é expandir o painel para as 27 federações e 2.300 associações comerciais filiadas à confederação em todo o país. “Queremos ajudar a sociedade a entender como os recursos públicos são utilizados e quais os reflexos disso na vida dos cidadãos, na renda do trabalhador e na geração de empregos”, afirma.
O Gasto Brasil segue os passos do Impostômetro, lançado há 20 anos pela ACSP durante a gestão de Guilherme Afif Domingos, na época com Cotait como vice-presidente. O Impostômetro contabiliza os tributos pagos pelos brasileiros aos três níveis de governo, também em tempo real.
Agora, a fachada da ACSP contará com dois grandes painéis: um para os tributos arrecadados e outro para os gastos públicos. Para o atual presidente da entidade, Roberto Mateus Ordine, a iniciativa é ainda mais relevante no cenário atual. “Os gastos do governo superam o orçamento. Isso indica que, para fechar a conta, pode ser necessário aumentar os tributos — uma conta que recai diretamente sobre o contribuinte”, alerta.