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Pix deve ser o principal meio do e-commerce a partir de 2023

A ferramenta já se tornou um dos favoritos dos brasileiros para movimentações financeiras

O Pix está prestes a completar dois anos em funcionamento e já se tornou um dos meios favoritos dos brasileiros para movimentações financeiras, com um crescimento exponencial. Na projeção da pesquisa, até julho de 2023, o pagamento instantâneo deverá ultrapassar 90% nas compras on-line. Em julho, o Pix se tornou a segunda maior modalidade de pagamento no Brasil, ficando atrás das vendas por crédito.

Os dados fazem parte da edição do Estudo de Pagamentos da consultoria Gmattos e mostram o avanço em diferentes tipos de transações, como no meio digital. Atualmente, quase 80% dos estabelecimentos com e-commerce no país já aceitam o Pix. A pesquisa analisou mais de 50 lojas digitais de destaque no mercado brasileiro, dos mais diversos segmentos, que, juntas, representam 85% do comércio eletrônico do país. 

Incentivo

A consultoria também observou que as empresas têm oferecido cada vez mais incentivos para pagamento via Pix. Segundo levantamento, 24% das lojas que aceitam a modalidade ofereceram algum tipo de desconto.

As vendas por crédito, principal modalidade no e-commerce, são aceitas por 98% dos varejistas, mantendo a primeira posição que sempre ocupou. Apesar disso, elas apresentaram mudanças consideráveis em relação à dinâmica das transações.

Enquanto apenas 13% das lojas oferecem parcelamento em 12 vezes sem juros, mantendo o patamar de meses anteriores, 32% passaram a aceitar pagamento em 10 vezes, que passou a ser o maior tipo de parcelamento.

Atualmente, 130 milhões de CPFs estão habilitados para transações via Pix. Em terceiro lugar na preferência por pagamentos estão os boletos bancários. Em quarto lugar aparece a aceitação por pagamentos via wallets, um tipo de carteira digital em que o pagamento pode ser realizado sem a necessidade de ter um cartão de débito ou crédito físico. Esse tipo de pagamento é aceito por quase 50% dos estabelecimentos. 

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