Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

SP tem o ar mais poluído do mundo, aponta ranking internacional

A capital paulista superou cidades como Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo

A cidade de São Paulo registrou, nesta segunda-feira (9), a pior qualidade do ar entre cerca de 100 grandes cidades ao redor do mundo, segundo o ranking da agência suíça IQAir. A avaliação é baseada no Índice de Qualidade do Ar (IQA), que mede a poluição em tempo real. A capital paulista superou cidades como Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo.

A classificação é atualizada a cada hora, com base na mediana dos indicadores de todas as estações de monitoramento da cidade. Às 12h20 de hoje, São Paulo liderava o ranking, com a qualidade do ar sendo considerada “não saudável” para a população, assim como Lahore.


As 10 cidades com o ar mais poluído nesta segunda-feira (9):

  1. São Paulo, Brasil
  2. Lahore, Paquistão
  3. Jacarta, Indonésia
  4. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  5. Kinshasa, República Democrática do Congo
  6. Doha, Catar
  7. Jerusalém, Israel
  8. Pequim, China
  9. Lima, Peru
  10. Santiago, Chile

Clima seco e incêndios

A poluição em São Paulo foi agravada pelas condições de clima seco e por uma onda de calor, que também elevou os riscos de incêndios no estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, nove cidades paulistas apresentam focos ativos de incêndio. A Secretaria de Segurança Pública informou que 15 pessoas já foram presas por queimadas em vegetação.

De janeiro a agosto de 2024, o número de focos de calor no estado cresceu 386% em comparação com o mesmo período de 2023, afetando mais de 8 mil propriedades rurais. A Defesa Civil alertou a população sobre a necessidade de evitar práticas como queima de lixo e jogar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.

O que MR publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.