Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nenhum comentário

WhatsApp bloqueia contas do PT por mensagens em massa

WhatsApp bloqueia contas do PT por mensagens em massa

Nas últimas duas semanas o aplicativo de mensagens WhatsApp desativou nove contas administradas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Houve registro de envios automáticos em larga escala de sucessivas mensagens. O bloqueio ocorreu depois de denúncias de spams políticos, prática proibida pela plataforma. Quatro das contas petistas foram restabelecidas.

O assunto está no cerne das discussões da PL das Fake News. A presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o caso é mais amplo do que parece, já que o PT defende a nova lei, enquanto o WhatsApp discorda de alguns pontos.

O projeto das Fake News foi votado no Senado na semana passada com votos petistas. A lei pretende determinar que as redes sociais peçam documentos e telefone para quem quiser ter um conta e que os aplicativos de mensagem registrem todo o caminho percorrido, a fim de identificar os disseminadores de notícias falsas. O WhatsApp alega que a decisão coloca uma “tornozeleira eletrônica nos usuários”.

Em sua defesa, o PT afirma que usa listas para informar seus filiados da base. Para Hoffmann, a decisão do WhatsApp foi uma retaliação política. Ele também afirma que o Facebook, dono do aplicativo de mensagens, é pouco transparente. Porém, mais de uma vez Facebook e Instagram apagaram mensagens do presidente Bolsonaro que continham caráter ofensivo.

A briga está longe de terminar e pode parar na Justiça. Enquanto isso, aos poucos, o Partido dos Trabalhadores migra para o Telegram.

Envie seu comentário

três × 1 =