Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Vacina contra covid e influenza segue promissora

Avaliação do Butantan prevê testes em humanos em até um ano

O Instituto Butantan avaliou com otimismo os primeiros resultados do estudo com a vacina única contra a covid-19 e a gripe. Os testes preliminares mostraram que o imunizante produz anticorpos contra ambos os males viróticos. Segundo o instituto, os testes em humanos podem começar dentro de até um ano. Atualmente, o imunizante a está em fase de testes animais. Após imunização, as cobaias produziram anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B), além do novo coronavírus.

A vacina inclui a formulação da ButanVac, imunizante produzido pelo Butantan que é avaliado em ensaios clínicos e será produzido no Brasil, e da vacina contra a influenza, também produzida pelo instituto e que abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Conforme explicou o diretor de Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, em nota, os estudos ainda são iniciais e estão na prova de conceito, quando são coletadpos resultados em amostras não humanas. No entanto, diante dos desdobramentos positivos, ele considera a possibilidade de início dos ensaios clínicos, ou seja, com humanos.

Com a ButanVac os testes em humanos começaram um ano após a finalização da prova de conceito. “O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos: a vacina da influenza, que temos conhecimento de muitos anos, e a ButanVac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma”, explicou Oliveira. Segundo ele, os pesquisadores estão estudando a interação, fazendo os exames de estabilidade.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.