Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Saúde autoriza uso de cloroquina em casos graves de covid-19

O Ministério da Saúde autorizou oficialmente, nesta quarta-feira (25), o emprego da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes de covid-19 internados em estado grave. A droga era receitada para casos de malária, lúpus e artrite reumatoide.

Todavia, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, alertou novamente para os riscos do uso sem acompanhamento médico, já que a droga apresenta fortes efeitos colaterais.  “O que estamos fazendo é deixar o medicamento à mão do profissional médico. Se ele entender que o paciente grave pode se beneficiar, o que vamos fazer é deixar esse remédio ao alcance dele”, afirmou. Na semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, citou o produto como promissor, o que provocou uma corrida às farmácias. A declaração desagradou as autoridades sanitárias, já que não havia comprovação e prescrição para seu uso contra o coronavírus. Para evitar desabastecimento, no Brasil a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização sem receita, a fim de preservar quem faz uso contínuo do medicamento.

O Ministério da Saúde anunciou que 3,4 milhões de doses serão entregues em hospitais. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Denizar Vianna, explicou que, por causa dos efeitos colaterais, a substância pode ser usada em conjunto com outras medidas de suporte ao paciente pelo período de até cinco dias. Ele também fez um alerta: “Não usem esse medicamento fora do ambiente hospitalar. A cloroquina não está indicada para a prevenção do coronavírus. Não é para sintomas leves”.

A combinação de cloroquina e hidroxicloroquina funcionou bem contra o coronavírus em testes de laboratório, mas o Ministério da Saúde admite que ainda são necessárias evidências clínicas mais robustas. Daí a necessidade dos médicos acompanharem de perto os pacientes, a fim de avaliar os resultados do tratamento, que podem variar de pessoa para pessoa.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.