Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Novos leitos de UTI são insuficientes para atender expansão da pandemia

Com 12,5 mil mortes, quase 180 mil casos nesta quarta-feira (13) e taxas crescentes de ocupação nas UTIs de todos os estados, a contratação de mais 1,4 mil leitos de terapia intensiva para a rede pública de saúde na última semana se mostra insuficiente. Oito estados estão em saturação, com cinco deles em colapso, incapazes de atender com a devida atenção as vítimas mais graves da covid-19.

No Amazonas, Ceará e Pernambuco, a taxa de ocupação das UTIs é de 90%, no Maranhão, de 88%, e no Rio de Janeiro, de 83%. Os próximos a ultrapassar os 80%, índice que marca o colapso da capacidade da rede pública são Rio Grande do Sul, com 72%, São Paulo, com quase 70%, e Espírito Santo, com 63%. Na Grande São Paulo, a taxa de ocupação é de 85%.

Na semana passada, o Rio teve um taxa de mais de 97%, o que foi reduzido com a abertura de dois hospitais de campanha com 148 leitos intensivos. Em Pernambuco, havia quase 300 pessoas com síndrome respiratória grave aguardando respiradores no início da semana. Os dados são do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais.

Há 128 mil pessoas internadas ou em isolamento no país, com 52 mil recuperados. MONEY REPORT apurou que a oferta de leitos de UTI adultos no SUS é de 16 mil. Com mais de 15 mil deles ocupados, a única solução é contratar os da rede privada, o que está em curso, mas se mostra uma ação lenta e insuficiente.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.