A mudança ocorre em meio ao escândalo de descontos irregulares dos pagamentos de pensionistas e aposentados
O governo Lula nomeou nesta quarta-feira (30) o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mudança ocorre em meio ao escândalo de descontos irregulares dos pagamentos de pensionistas e aposentados. O Palácio do Planalto informou que a nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Waller é corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU). Mais cedo, a ministra das relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o novo chefe do INSS seria escolhido diretamente pelo presidente Lula (PT), e não pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, como é de praxe.
“Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, nomeou o procurador federal Gilberto Waller Júnior para o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, diz a nota do governo sobre a nomeação.
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram no último dia 23 a Operação Sem Desconto contra fraudes no órgão. A investigação derrubou o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, indicado por Lupi.
Novo presidente do INSS
O Planalto divulgou um breve currículo do novo presidente do INSS ao anunciar a nomeação. Segundo o governo, na Controladoria-Geral da União (CGU), Waller ocupou a função de ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, ele começou a carreira de procurador do INSS em 1998. Waller também atuou como corregedor-geral do órgão, entre 2001 e 2004, e foi subprocurador-geral de 2007 a 2008
O que MR publicou
- Auditoria do INSS aponta 1,9 milhão de pedidos para excluir desconto
- Lupi nega que tenha sido omisso com fraudes do INSS
- Lupi foi alertado sobre fraudes do INSS
- Fraudes no INSS forçam suspensão das mensalidades associativas
- Fraude bilionária no INSS: as perguntas que a PF precisa responder
- PF investiga fraude de R$ 6,3 bi no INSS. Presidente do órgão é afastado
- Governo contrata IA por US$ 10,5 mi para combater fraudes no INSS