Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lira diz que base para aprovar reforma tributária é insuficiente

Presidente da Câmara sinalizou que esforços do governo precisam ser maiores para alcançar metas cruciais no primeiro ano de mandato

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros pressionam o parlamento e sinalizam que a aprovação da reforma tributária precisa ser feita ainda no primeiro semestre, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (6) que a base do governo no Congresso ainda é insuficiente para aprovar matérias que exigem votos para a alterar a Constituição.

Em um encontro com empresários na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Lira ressaltou que a população escolheu nas urnas um governo de centro-esquerda, mas, em contraposição, elegeu um Legislativo mais liberal e reformista. Ele defendeu a criação do grupo de trabalho para analisar a reforma tributária, medida criticada por parlamentares que defendem a análise em comissão especial. O GT é composto por 12 deputados, que representam os principais partidos da Câmara. As reuniões começaram na semana passada.

Ainda nesta segunda, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) defendeu a celeridade da matéria na Câmara. Para ele, os tributos que incidem sobre mercadorias e serviços, que são federais, estaduais e municipais, deveriam ser unificados em um único imposto, no mesmo modelo usado em outros países. “O mundo inteiro tem IVA [Imposto sobre Valor Agregado]. Nós temos PIS, Confins, ICMS, ISS. O mundo inteiro tem um [tributo sobre mercadorias e serviços]”, declarou.

Alckmin considera a mudança fundamental para melhorar a competitividade das indústrias brasileiras, que sofrem com a alta complexidade do sistema tributário. “Nós estamos tendo uma desindustrialização precoce. Nós não somos um país rico, somos um país em desenvolvimento. Nós precisamos de uma agenda de competitividade”, ressaltou.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.