Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Jurado de morte pelo Irã, Salman Rushdie é esfaqueado em NY

Autor de “Os Versos Satânicos” estava prestes a dar uma palestra quando foi atacado por um desconhecido

O escritor anglo-indiano Salman Rushdie, de 75 anos, jurado de morte pelo governo xiita do Irã por ter escrito o livro “Os Versos Satânicos”, foi atacado por um desconhecido em Nova York, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (12). Rushdie estava prestes a dar uma palestra no Chautauqua Institution, centro educacional sem fins lucrativos quando foi atacado por um homem que o atingiu com socos e facadas. O escritor caiu no chão e o agressor, contido por testemunhas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. Segundo testemunhas, o homem detido era branco, tinha o cabelo raspado e usava roupas camufladas por baixo de uma roupa preta. Rushdie foi levado do local de helicóptero por socorristas.

A obra de Rushdie é proibida no Irã desde 1988. Muitos muçulmanos consideram a história uma blasfêmia. Um ano depois, o falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, ou edito, pedindo a morte do escritor: “do autor do livro Os Versos Satânicos, que é contra o Islã, o Profeta e o Qur’an [Alcorão], e todos aqueles envolvidos em sua publicação que estejam cientes de seu conteúdo”. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões também foi oferecida para quem tirasse a vida dele. Tradutores da obra foram ameaçados e atacados.

Rushdie passou cerca de dez anos sob proteção policial, vivendo na clandestinidade no Reino Unido, aparecendo em público esporadicamente em vídeos gravados ou cercado por intensa segurança. O enredo é crítico ao Islã e envolve dois indianos muçulmanos que sobreviveram a um atentado à bomba. Um deles desenvolve chifres, cascos e um rabo, o outro desenvolve um halo angelical e sonha conhecer Maomé. Sem citar seu nome, Khomeini é personagem de um dos sonhos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.