Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Grande São Paulo vai fechar shoppings até 30 de abril

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, no início desta quarta-feira (18), que os shoppings centers e as academias de musculação e ginástica da capital e das cidades da região metropolitana serão fechados compulsoriamente até 30 de abril. Os estabelecimentos têm até segunda-feira (23) para fechar suas portas. A decisão é uma tentativa de reduzir as chances de contágio da população pelo coronavírus. Os municípios do litoral e do interior não estão incluídos.

O pacote de medidas emergenciais divulgadas no Palácio dos Bandeirantes por Doria inclui também a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe comum, que deve iniciar na segunda-feira (23). Ainda que não proteja contra o coronavírus, será uma tentativa de redução dos efeitos do contágio, já que pessoas enfraquecidas ficam mais vulneráveis. Cerca de mil farmácias particulares da capital paulista irão vacinar gratuitamente a população, ampliando o trabalho da rede de postos de saúde pública. A medida foi adotada graças a uma parceria com a Abrafarma, associação de redes de farmácias.

Apesar de não serem fechados, as unidades do Detran e do Poupatempo vão limitar o fluxo de gente, como forma de conter o contágio. Uma parceria com operadoras de celular Tim, Vivo e Claro vai permitir o disparo de mensagens SMS para a divulgação de informações públicas sobre a pandemia. Os prefeitos dos 600 municípios do estado irão receber boletins diários às 18 horas, a fim de melhorar a coordenação dos esforços coletivos. O governo também ampliou para R$ 500 milhões os créditos para conter os efeitos econômicos da crise. Os recursos serão direcionados, principalmente, para linhas de crédito que beneficiarão pequenas e médias empresas.

O INSS informou que irá limitar os atendimentos em suas agências pelos próximos 15 dias. Serão interrompidos os atendimentos não programados. Apenas serão aceitas as perícias médicas previdenciárias, avaliações e pareceres dos benefícios já agendados. Uma das alternativas aos beneficiários é ampliar o atendimento remoto por meio do site Meu INSS ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Além dessas medidas, os municípios do Grande ABC divulgaram que vão suspender gradualmente os serviços de transporte público até 28 de março, a fim de manter a população mais segura em casa. Foram afetados os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, onde residem quase 840 mil pessoas. O Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão anunciou que paralisa nesta quarta-feira (18) suas atividades no Complexo Portuário de Santos. Outras entidades de classe devem se manifestar ao longo do dia.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.