Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Estimativa de público na Paulista foi real. Falso era o site

Uma montagem com uma falsa manchete atribuída à Folha de S.Paulo circula nas redes sociais e alegando que o Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP não divulgaria a estimativa de público do ato pró-anistia no último domingo (6), na Avenida Paulista, alegando problemas técnicos. A informação, no entanto, é falsa e integrou uma campanha de desinformação. Por isso o episódio foi escolhido a Fake News da Semana de MR.

A notícia fraudulenta acabou compartilhada amplamente em redes, como Instagram, Facebook, TikTok e Threads sob o título“USP diz que não irá divulgar dados sobre quantidade de manifestantes devido a problemas técnicos”.

Publicação compartilhada nas redes sociais


Por meio de nota, a Folha de S.Paulo negou ter publicado qualquer reportagem com esse conteúdo. A busca pelo título citado nas redes também não retorna resultados no Google ou em arquivos da internet, como o Wayback Machine. A imagem que acompanha as publicações virais foi identificada como uma montagem.

Além disso, o próprio Monitor da USP, grupo coordenado pelo pesquisador Pablo Ortellado, divulgou no domingo (6) a estimativa de 44,9 mil manifestantes presentes no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada por veículos como O Globo, G1, Estadão, CNN, Metrópoles, Revista Oeste e Terra.

Em nota, Ortellado desmentiu que tenha havido qualquer problema técnico e afirmou que em nenhum momento foi anunciado à Folha ou a qualquer outro meio que os dados não seriam divulgados. A estimativa feita pelo Monitor da USP é semelhante à registrada pelo Instituto Datafolha.

A disseminação da montagem integra um padrão crescente de desinformação sobre contagem de público em manifestações políticas, tema que tem sido alvo de disputa entre diferentes grupos. Algumas postagens sugerem ainda que a Folha teria apagado a suposta reportagem após a divulgação dos dados, insinuando pressa e falta de rigor na análise — alegações igualmente falsas.

O Monitor da USP é reconhecido por calcular o número de participantes em grandes manifestações desde 2020, e realizou levantamentos em atos na Avenida Paulista e na praia de Copacabana.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.