Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

É mentira que Faustão furou a fila do SUS

Ministério da Saúde esclareceu que o apresentador recebeu um novo coração por critérios médicos e não por privilégios financeiros

Publicações infundadas nas redes sociais afirmam que o apresentador Fausto Silva, 73 anos, teria furado a fila de transplante de órgãos para receber um novo coração. No entanto, o Ministério da Saúde esclareceu que o apresentador recebeu o órgão por critérios médicos e não por ter privilégios ou recursos financeiros. O episódio foi escolhido como a Fake News da Semana de MR. Acompanhe:

O que dizem os posts

Uma publicação no Kwai alega que Faustão recebeu o órgão após furar a fila do transplante por ser rico. “No Brasil, só quem faz transplante de coração é rico”, diz um homem, que supostamente também está na fila para receber um coração.

“Ele [o homem que aparece na imagem] não furou a fila porque ele é pobre”, diz um texto inserido no topo do vídeo, acompanhado de um emoji chorando. “Eu não vou receber, não, eu vou morrer, porque eu sou pobre. Eu posso morrer, o Faustão, não”, diz o homem em outro momento do vídeo.

Outra postagem compartilhada no TikTok tem a chamada “Faustão Fura a fila do SUS de transplante”, acompanhada de um emoji assustado. O post também exibe um trecho de uma entrevista na CNN Brasil sobre o transplante do apresentador.



Por que é falso

Fausto Silva foi internado em 5 de agosto com insuficiência cardíaca. Em 27 de agosto, ele passou por um transplante de coração no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A Central de Transplantes de São Paulo informou que Silva ocupava o segundo lugar na fila de prioridade para transplante de coração. O primeiro lugar na fila era ocupado por um paciente que, por motivos clínicos, não foi considerado um candidato adequado para o procedimento. A suposição infundada provocou reportagens fundamentadas sobre os critérios de transplantes e registros de pessoas comuns que rapidamente foram atendidas, de acordo com os critérios clínicos. O UOL mostrou que 1 em cada 3 pacientes recebe o órgão em menos de um mês após entrar na fila. A BBC Brasil mostrou como é mantido o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo.

A gravidade do estado de saúde de Fausto Silva foi o principal fator que levou à sua prioridade no transplante. Segundo a pasta, entre os 19 e 26 de agosto – ou seja, antes da operação de Faustão -, 11 pessoas passaram por transplantes de coração no país, sendo que sete ocorreram em São Paulo, estado que concentra o maior número de procedimentos desse tipo no Brasil. “Ele [Fausto Silva] recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”.

Portanto, as publicações nas redes sociais que acusam Fausto Silva de furar a fila do transplante de coração são falsas e infundadas. O Ministério da Saúde esclareceu que o apresentador recebeu o órgão por critérios médicos, e não por privilégios ou recursos financeiros.

A Advocacia-Geral da União (AGU) reagiu à onda de notícias falsas e tomou medidas. O órgão determinou que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia identifique e puna quem disseminou as informações mentirosas sobre Faustão.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.