Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Bezerra deixa liderança do governo alegando traição

Após algumas idas e vindas desde a derrota no Senado da minirreforma trabalhista, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) (imagem) entregou a liderança do governo nesta quarta-feira (15). A decisão vem na esteira de sua derrota pela vaga ao Tribunal de Contas da União (TCU). O plenário escolheu o ex-governador e senador Antonio Anastasia (PSD-MG).

A derrota do ex-líder foi considerada acachapante e uma traição política. Ele recebeu apenas 7 dos 81 votos e não contou com o apoio do governo que defende. Anastasia ganhou 52 e a segunda colocada, Kátia Abreu (PP-TO) 19. Nos bastidores, tanto ele quanto Abreu foram até o presidente Jair Bolsonaro (PL) em busca de apoio, mas saíram esvaziados. Bolsonaro foi aconselhado a não interferir na disputa.

Perfil e interlocuções

Bezerra Coelho foi um dos defensores do governo durante a CPI da Pandemia no Senado. Mesmo não correspondendo ao perfil bolsonarista clássico, ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, manteve uma ponte entre os interesses do Palácio do Planalto e a oposição. Isso ficou claro nas costuras feitas quando da proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios chegou ao Senado. Um episódio curioso não o envolve diretamente, mas o deputado federal Coelho Filho (DEM-PE) (seu rebento), que votou contra a PEC do voto impresso na Câmara, enquanto Bolsonaro colocava tanques na Esplanada dos Ministérios – de forma velada, o ainda líder chegou a tecer críticas à provocação autoritária na CPI. O senador também não participou dos atos do 7 de setembro, mas os considerou legítimos.

E agora?

Por enquanto, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) deve aglutinar a liderança do governo no Congresso Nacional e no Senado de forma temporária. Interlocutores acreditam que o governo avalia Jorginho Melo (PL-SC), Marcos Rogério (DEM-RO) e Márcio Bittar (PSL-AC).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.