Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

A Europa reabre as portas com a chegada do verão

Com curva de contágio entrando em declínio em diversos países, a União Europeia aos poucos reabre a economia e permite a circulação de pessoas, desde que respeitado o distanciamento social. Depois que a Eslovênia comunicou ter controlado a covid-19, a Grécia reabriu 500 praias neste final de semana, que foi de calor. Mas há regras. Os guarda-sóis devem ficar distantes mais de quatro metros uns dos outros. Drones monitoram aglomerações.

Com 152 mortes e 2,5 mil casos confirmados, a situação na Grécia está supostamente controlada, diante dos 38 mil mortos no Reino Unido e quase 32 mil na Itália. As aulas do ensino médio voltaram e a principal atração turística, a Acrópole, foi reaberta com limite de visitantes. Em duas semanas os efeitos do fim do confinamento e do isolamento social mais estrito devem ser sentidos e reavaliados.

Na Alemanha, os controles de fronteira começaram a ser relaxados, deslocamentos para visitas familiares foram permitidos, mas deslocamentos mais longos para comprar e abastecimento estão vetados. O governo pede que as pessoas continuem abrindo mão de viagens turísticas nas próximas semanas. Comércios foram reabertos. Os jogos do campeonato nacional de futebol reiniciaram este final de semana, mas sem público.

Em Portugal foi iniciada a segunda fase da abertura. Restaurantes e confeitarias estão abertos, as creches voltaram a funcionar, mas só aluno dos dois últimos anos do ensino fundamental voltaram às escolas.

Em países mais afetados, as iniciativas são titubeantes. No Reino Unido, os parques foram reabertos, no primeiro relaxamento do confinamento. A polícia prendeu um grupo de 19 pessoas que violaram as regras durante um protesto contra as restrições. O país é o segundo com vítimas fatais, atrás dos EUA.

Na Itália, o terceiro país com mais vítimas fatais, pequenos comércios voltaram a funcionar e é possível fazer viagens curtas. Academias, piscinas, teatros e cinemas devem reabrir a partir de 25 de maio.

Em Madri e Barcelona, entre as cidades mais atingidas da Espanha, lojas com menos de 400 metros quadrados de área reabriram nesta segunda-feria (18), mas só com hora marcada para atendimento. Os museus também foram reabertos com limitações. No resto do país, estabelecimentos comerciais maiores já podem funcionar.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.