De acordo com VP da Woven Planet, câmeras baratas podem oferecer resultados semelhantes aos sensores caros
A Toyota anunciou uma aliança com a Tesla para acelerar o desenvolvimento de carros autônomos. A empresa japonesa revelou que usará câmeras baratas para reduzir custos e aprimorar seu sistema de direção autônoma. A Woven Planet, a divisão da Toyota responsável pelas tecnologias de automação de veículos, se juntará à Tesla. A ideia é implementar essas câmeras em uma frota de veículos de passeio para capturar dados.
A empresa busca solucionar um dos principais obstáculos nos carros autônomos. Os sistemas exigem muita informação e não é viável montar sensores LiDAR em milhões de veículos. Para isso, a Woven Planet e a Tesla vão implementar câmeras 90% mais baratas que as usadas atualmente em seus carros.
“Estamos tentando mostrar que podemos desbloquear a vantagem que a Toyota e uma grande montadora teriam, que é o acesso a um banco de dados enorme, mas com fidelidade muito menor”, afirmou Michael Benisch, vice-presidente de engenharia da Woven Planet. De acordo com Benisch, o uso de câmeras baratas ofereceria resultados semelhantes ao treinar seu sistema ao usar sensores caros.
A unidade Woven Planet da Toyota juntou-se à Tesla na tentativa de avançar a tecnologia de direção autônoma sem sensores caros, como lidars. A Woven Planet infomou conseguir usar câmeras de baixo custo para coletar dados e treinar efetivamente seu sistema de direção autônoma, um “avanço” que espera ajudar a reduzir custos e ampliar a tecnologia.
A coleta de diversos dados de direção usando uma enorme frota de carros é fundamental para o desenvolvimento de um sistema de carro autônomo robusto, mas é caro e não escalável testar veículos autônomos com sensores caros, disse.
Solução a longo prazo
Apesar de a Toyota ter anunciado que continuará a usar radares e sensores LiDAR em outros projetos, a aposta nas câmeras é uma estratégia importante. Benisch afirma que muitos dados são necessários, então montá-los em uma frota de carros de passeio é uma saída viável.
A Tesla também conta com tecnologia de câmera para seu sistema de piloto automático. A empresa anunciou a transição para a Tesla Vision em meados de 2021, dando adeus aos radares no Model 3 e Model Y para a América do Norte. De acordo com a Tesla, os veículos com Tesla Vision mantêm as mesmas classificações de segurança contra colisões que os equipados com radar. O Model S e o Model Y também migraram para o sistema baseado em câmera e processamento de rede neural em fevereiro de 2022.