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Biometria de voz vira ferramenta contra fraudes

IDMinds Digital adaptou tecnologia para uso em aplicativos bancários, WhatsApp e até em call centers

A pesquisa Senhas e Biometria no Brasil, da Panorama Mobile Time/Opinion Box, aplicada em novembro de 2021, mostra que 17% dos brasileiros já tiveram dados pessoais utilizados em fraudes ou golpes. De olho nisso, a Minds Digital, IDtech especializada em biometria de voz, adaptou seus algoritmos de inteligência artificial para prevenção de fraudes em transações financeiras e operações com aplicativos de smartphones, em especial WhatsApp. De identificadora, a biometria virou ferramenta de bloqueio.

Com o aumento do roubo de celulares, criminosos conseguem acessar os dados pessoais e outras informações no aparelho, principalmente nos aplicativos de instituições financeiras, para fazer transações indevidas. Ações como essas abalam a confiança dos consumidores, que também questionam o que as empresas podem fazer para proteger as suas informações e de outros usuários. 

Para estar à frente dos fraudadores e oferecer soluções eficazes de segurança digital, a Minds lançou três novos produtos. As soluções Minds for WhatsApp, Minds for App e Minds for Call Center auxiliam bancos, fintechs, seguradoras, e-commerces e outros, a identificar fraudes de identidade e comportamentos suspeitos nas contas de seus clientes.

Minds for WhatsApp

Presente em 99% dos dispositivos móveis do Brasil, o WhatsApp é o aplicativo que o brasileiro mais abre ao longo do dia. Com o reconhecimento de voz para identificar clientes no WhatsApp, as empresas podem aumentar a segurança das operações feitas pelo canal, como abertura de contas digitais e alterações cadastrais, sem gerar atrito na jornada do cliente. 

Minds for App

Por meio dessa solução, é possível autenticar com biometria de voz qualquer operação do usuário no aplicativo do banco, por exemplo, ou em aplicativos que tenham meios de pagamento. Assim, são evitadas transações fraudulentas realizadas em celulares furtados, reduzindo as perdas financeiras e o prejuízo à reputação da marca, além de trazer de volta a confiança do consumidor.

Minds for Call Center

Com essa solução da Minds, as empresas de call center podem otimizar a jornada do usuário na central telefônica de atendimento, já que os identificadores pessoais são substituídos pela autenticação por voz. Esse processo pode reduzir o tempo médio de atendimento em até 30% e trazer ROI já no primeiro dia de implementação.

Estratégia

Segundo o CEO da Minds Digital, Marcelo Peixoto (imagem), a inteligência artificial pode ser utilizada para detectar e acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas de fraudadores, pois fornece dados e insights para as áreas de gestão de risco e prevenção à fraude nas empresas. “Nós estamos sempre aprimorando nosso produto para garantir que a experiência com a inteligência artificial seja cada vez mais humanizada e personalizada para cada cliente. Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço”, afirmou. 

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