Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Os principais tipos de torcedores da Copa

Plataforma da Logan mostra como as marcas pode traçar campanhas assertivas para cada público

Em ano de Copa do Mundo, as divisões das torcidas somem momentaneamente. Embora haja união momentânea, os fãs do esporte não vivem a experiência da mesma forma. As variações são muitas e cada um possui seus próprios costumes e rotinas.

Pensando nisso, a empresa de marketing móvel Logan calculou pelo seu customer data plataform como cada torcedor deve viver a experiência dos jogos e tudo que o cerca. “Com a ferramenta Zero Party Data conseguimos entender qual a jornada de cada perfil de torcedor para oferecer os produtos que atendam suas necessidades e anseios na jornada no pré, durante e pós-jogos da copa ”, afirma Francesco Simeone, managing director brasil do Grupo Logan.

A declaração de hábitos de consumo no levantamento é apontada diretamente pelo próprio consumidor. Identificados os clusters, a plataforma aplica o filtro de cada torcedor e ativa os anúncios em vídeos, display, rich media, push, rewards video, WhatsApp ads, de acordo com o perfil e pontos de interesse.

Os grupos segmentados de torcedores

Churrasqueiros: pretendem assistir aos jogos assando uma carne ao lado de amigos e familiares. Por exemplo, eles compram carne, bebidas e utensílios de churrasco? Durante o jogo, em quais plataformas de seus dispositivos móveis eles costumam acompanhar as notícias de outros jogos? Qual o perímetro de deslocamento? Sairão de seus trabalhos ou residências?

Botequeiros: com os device Ids mapeados dos usuários que irão assistir aos jogos em bares e botecos, as informações importantes para as marcas são: onde ? Existem pontos de OOH próximos do local ou no caminho? Qual o tempo de deslocamento? No percurso, passam por lojas de departamentos, lojas de conveniência ou postos de gasolina?

Rolezeiros: na maioria são jovens que costumam assistir às partidas em casas de shows, eventos, fanfest e até mesmo em locais com grande aglomeração, como estádios de futebol com telões e quadras de escolas de samba. Geralmente o pós é composto por shows. É possível entender os gostos e hábitos desses usuários, bem como descobrir como esse deslocamento é realizado (carro, metrô, ônibus, bicicleta), quais as rotas e se passam por PDV e pontos de OOH.

Caseiros: são aqueles que ficam em casa, muitas vezes na companhia de filhos, cônjuge e parentes mais próximos ou até mesmo sozinhos. Esse público tem o hábito de assistir às partidas usando outros devices, como smartphones, tablets e notebooks, buscando informações sobre as partidas, interagindo em sites, connect TV, TV box e consoles de games, no pré e no pós-jogo.

Na firma: composto por usuários que não têm a oportunidade de sair dos seus postos de trabalho ou aqueles que suas empresas montam espaços para que possam assistir aos jogos do Brasil e, após isso, voltem às atividades. Nesse caso é possível identificar onde ficam as empresas, qual o perfil do torcedor, se costumam trabalhar enquanto assistem as partidas ou se estão navegando usando notebook, smartphones e tablets.

Viajantes: como a Copa ocorre no fim do ano, período onde muita gente costuma viajar, o sistema identifica quem está na praia, hotéis, pousadas, casas de campo, sítios e chácaras. Esse público possui características específicas de deslocamento em estradas ou rodovias e aeroportos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.