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Online é 40% do faturamento de micros e pequenos

56% das vendas são por WhatsApp, segundo pesquisa do Sebrae  

O comércio digital é uma realidade incontestável para os pequenos negócios no Brasil. Segundo pesquisa do “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, mais de 40% do faturamento de micros e pequenas empresas (MPEs) no país é proveniente do ambiente online. Dentre as plataformas mais utilizadas, o WhatsApp lidera o ranking com 56%, seguido pelo Instagram (43%) e o Facebook (23%). O estudo foi encomendado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para Rafael Jakubowski, especialista em marketing e gestão comercial, o WhatsApp é uma das ferramentas mais potentes de comunicação com o cliente. “Porém, é preciso utilizá-lo com estratégia e segmentação. É fundamental ter uma abordagem cuidadosa, já que o cliente online busca a excelência de um atendimento presencial, mesmo na ausência do contato físico direto, no âmbito virtual”, explica.

Os erros mais comuns na comunicação pelo WhatsApp são:

  • Spam invasivo: enviar mensagens não solicitadas apenas para vender, sem considerar o interesse do cliente.
  • Falta de atenção ao cliente: não se atentar às perguntas ou comentários do cliente, resultando em uma comunicação desarticulada.
  • Omissão do nome do cliente: não utilizar o nome do cliente, perdendo a oportunidade de personalizar e humanizar a mensagem.
  • Má utilização de listas de transmissão: acreditar que todas as mensagens enviadas via lista de transmissão alcançarão todos os contatos, quando, na verdade, apenas aqueles que adicionaram o remetente receberão a mensagem.
  • Contato apenas para vendas: negligenciar o pós-venda e limitar o contato ao momento de vendas, ignorando a importância de manter um relacionamento contínuo.


Jakubowski reforça a necessidade de estabelecer um diálogo autêntico e orientado ao cliente, destacando que o pós-venda é tão crucial quanto a venda inicial. A atenção aos detalhes e o entendimento das nuances do atendimento virtual são fundamentais para o sucesso contínuo dos pequenos negócios neste cenário digital em constante evolução.

O especialista elenca três dicas cruciais para potencializar as vendas utilizando o WhatsApp:

  • O produto certo para a pessoa certa: segmente os clientes por grupos de interesse, como por exemplo, quem gosta de roupas da cor verde, aqueles que compraram bermudas, e assim por diante. Com isso, é possível oferecer um produto que se encaixe melhor nas necessidades daquele grupo de clientes, o que faz a conversão em vendas aumentar.
  • Foque na recompra: crie uma rotina para abordar os clientes que já compraram com novidades e ofertas que combinem com o perfil deles. Isso vai aumentar as chances de recompra.
  • Crie um cupom de desconto mais agressivo para atrair clientes antigos que não compram mais: estabeleça uma base de clientes e crie um cupom de desconto com uma vantagem que realmente faça os clientes que não compraram mais sentirem vontade de consumir. Isso vai reaquecer a chama das vendas com esses perfis.

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