Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Mercado de jogos para celular cresce sem parar

A movimentação global pode chegar a US$ 338 bilhões até 2030. Segmento é forte no Brasil por causa dos altos preços dos consoles

O estudo “Global Mobile Games Market Research Report 2022”, do Journal of Communication and Media Research (JCMR), indica uma tendência de crescimento dos jogos para celular pelo mundo. A pesquisa faz previsões dos investimentos até o ano de 2030. O levantamento procurou avaliar mais a fundo os games para dispositivos móveis, observar as tendências do mercado, além de destacar tecnologias futuras e as estratégias regulatórias.

O mercado global de jogos móveis valeu US$ 119 bilhões em 2021. Espera-se que atinja US$ 338 bilhões até 2030, com taxa de crescimento composta (CAGR) de 12,3% durante o período de previsão (2022-2030). A América do Norte terá uma participação de US$ 80 bilhões, crescendo 12% durante o período de previsão.

Segundo o estudo, as principais empresas do mercado de jogos para celular são: Tencent, Electronic Arts, Activision Blizzard, Nintendo, Ubisoft, Zynga e a Take-Two Interactive. Além disso, a pesquisa indica que um dos principais desafios para o mercado de games para celular é a demanda para fortalecer as capacidades de reprojeção assíncrona (ASW) nos jogos mobile, evitando imagens atrasadas.

Amadurecimento no Brasil

Segundo o estudo, a América Latina deverá experimentar um aumento da CAGR 14,5%. O Brasil contribui significativamente para a expansão. Apesar da popularidade, os preços do país para consoles de jogos e computadores pessoais estão entre os mais altos do mundo. Como resultado, a maioria dos jogadores brasileiros joga no celular, onde a barreira de entrada é bem menor. O segmento tem uma barreira de entrada baixa, contribuindo significativamente para os números notáveis de player, lucro e crescimento observados na região em relação ao negócio móvel. E a acessibilidade do celular está aumentando.

No país, há 1.009 estúdios de desenvolvimento de jogos, um salto de 169% nos últimos quatro anos, quando existiam 375 empresas. É o que aponta a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil). Segundo outro relatório recente do Brazil Games, o mercado de jogos eletrônicos no Brasil movimentou US$ 2,3 bilhões em 2021.

Compartilhe

Comentários

Uma resposta

  1. Boa noite,

    Em resposta à recente declaração do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, associando games a violência e colocando que não existem jogos educativos, um coletivo de pesquisadores, coordenadores e professores de cursos de graduação em Jogos Digitais e áreas afins, bem como desenvolvedores, publicou uma carta aberta com informações qualificadas sobre o tema, com o objetivo de combater o desconhecimento e o preconceito acerca dos jogos digitais.

    O Brasil possui uma indústria de jogos digitais em franco desenvolvimento, com milhares de pessoas trabalhando em empresas ou de forma independente, bem como mais de 280 cursos de graduação formando profissionais para o setor, além das pós-graduações que formam pesquisadores e produzem conhecimento relacionado aos jogos digitais. É um setor integrante da Economia Criativa, que vem movimentando valores expressivos, inclusive contando com pontuais incentivos de diferentes esferas governamentais.

    A carta pode ser encontrada em https://bit.ly/cartajogos e continuamos recebendo assinaturas em apoio.

    Agradeço a atenção e fico disponível para eventuais esclarecimentos.

    Prof. Alan Carvalho, um dos colaboradores na redação da carta
    Mestre em Tecnologia. Professor e Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul e da Faculdade Impacta. Professor no curso de Jogos Digitais do Centro Universitário Senac. Diretor de Relações Acadêmicas da IGDA-SP. Organizador do Fórum de Ensino de Jogos Digitais do SBGames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.