Vendas no primeiro trimestre chegaram a R$ 14 bilhões, com 70% do volume vindo do e-commerce, que avançou 16%
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi notificada sobre os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022 do Magazine Luiza. O principal destaque do período foi a recuperação das margens, resultado de uma série de medidas adotadas nos últimos meses para adaptar a operação ao atual cenário econômico.
A margem bruta do Magalu atingiu 27,8%, aumento de 2,7 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2021. A margem Ebitda ajustada ficou em 5% no período, com sinais de evolução. Em março, chegou a 6,1%. “A evolução da margem é fruto da busca do equilíbrio entre crescimento e rentabilidade, sobretudo no setor de bens duráveis, no qual somos líderes”, afirmou o CEO do Magalu, Frederico Trajano. “A empresa volta a um patamar de margens que só uma operação multicanal como a nossa consegue garantir”, complementou.
No primeiro trimestre, as vendas totais da companhia (lojas e e-commerce) ultrapassaram R$ 14 bilhões, representando um crescimento de 84% da operação nos dois últimos anos. O e-commerce total avançou 16% na comparação anual. As vendas online atingiram R$ 10,2 bilhões, o que representou 72% das vendas totais do Magalu no período. Em dois anos, o crescimento do e-commerce da companhia foi de 149%.
Caravana Magalu
As vendas dos 180 mil sellers presentes na plataforma somaram R$ 3,6 bilhões de janeiro a março, um crescimento de 50% em comparação ao ano anterior. Com isso, o marketplace já corresponde a mais de um terço (36%) de tudo o que é vendido nos canais digitais do Magalu. Nenhuma linha de negócio expande com tanta velocidade. Em dois anos, o 3P da companhia triplicou de tamanho. Nos últimos 12 meses, 124 mil novos vendedores foram incorporados à plataforma.
O primeiro trimestre também foi de boas notícias para as lojas físicas. As vendas das mais de 1,4 mil lojas atingiram quase R$ 4 bilhões e foram 6% superiores às registradas no mesmo trimestre do ano passado. Janeiro e fevereiro foram significativamente melhores que os meses finais de 2021, e março teve desempenho ainda melhor em relação aos meses anteriores.
Neste semana, começa a Caravana Parceiro Magalu. Maceió, em Alagoas, será a primeira cidade a receber a liderança e toda uma estrutura montada para digitalizar o varejista local. Ao longo do ano, a caravana vai percorrer cidades de todo o país, levando todas as ferramentas do marketplace Magalu e os serviços do ecossistema montado pela companhia para o micro, pequeno e médio empreendedor.