Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Huawei pode ser barrada de leilão do 5G no Brasil, diz agência

A agência de notícias Bloomberg, citando fontes do governo brasileiro, apontou que o presidente Jair Bolsonaro avalia impedir a participação da Huawei do processo para fornecer componentes para a futura rede 5G no país. O leilão está previsto para o primeiro semestre de 2021. O motivo seria a suposta relação da fabricante com o governo da China. Bolsonaro vê a ligação como ameaça global à privacidade dos dados e à soberania nacional. O argumento é praticamente o mesmo usado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para fechar o cerco contra companhias chinesas.

De acordo com a Bloomberg, integrantes do alto escalão do governo têm minimizado a possibilidade de retaliação caso a Huawei seja proibida de entrar no certame. Eles consideram que o país asiático depende das importações agrícolas brasileiras para alimentar a população. Apesar disso, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, já alertou que um eventual bloqueio vai impactar em um relacionamento bilateral mais amplo. Questionado sobre o assunto, o Ministério das Comunicações informou em nota que “o leilão 5G trata de questões estratégicas de segurança nacional e de dados e que a licitação está em debate no governo e entre presidentes de países envolvidos.”

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.