A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (14), que o governo federal indicou três nomes para o Conselho de Administração da estatal: o economista João Cox, o geólogo John Forman e o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que a União pretende ver como presidente do órgão. Os novos integrantes do conselho vão substituir Luiz Nelson Carvalho, Francisco Petros e Durval José Soledade Santos, que já pediram para deixar seus respectivos cargos.
Leal Ferreira foi comandante da Marinha até semana passada, sendo substituído pelo almirante Ilques Barbosa Júnior. Presidente do Conselho de Administração da Tim, João Cox é especialista em economia petroquímica pela Universidade de Oxford e já foi conselheiro de empresas como Embraer e Braskem. John Forman é geólogo de formação e Master of Science em Geologia pela Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), e foi diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) durante o primeiro governo Lula.
Para assumirem lugar no Conselho, os indicados pela União precisam passar por um processo de governança da Petrobras e ser aprovados por uma Assembleia Geral de Acionistas.