PATROCINADORES

Governo indica almirante para presidir Conselho da Petrobras

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (14), que o governo federal indicou três nomes para o Conselho de Administração da estatal: o economista João Cox, o geólogo John Forman e o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que a União pretende ver como presidente do órgão. Os novos integrantes do conselho vão substituir Luiz Nelson Carvalho, Francisco Petros e Durval José Soledade Santos, que já pediram para deixar seus respectivos cargos.

Leal Ferreira foi comandante da Marinha até semana passada, sendo substituído pelo almirante Ilques Barbosa Júnior. Presidente do Conselho de Administração da Tim, João Cox é especialista em economia petroquímica pela Universidade de Oxford e já foi conselheiro de empresas como Embraer e Braskem. John Forman é geólogo de formação e Master of Science em Geologia pela Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), e foi diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) durante o primeiro governo Lula.

Para assumirem lugar no Conselho, os indicados pela União precisam passar por um processo de governança da Petrobras e ser aprovados por uma Assembleia Geral de Acionistas.

Por que é importante

As mudanças no Conselho de Administração da Petrobras fazem parte dos planos do novo presidente da companhia, Roberto Castello Branco, de renovar os quadros da estatal

Quem ganha

O governo Bolsonaro, que pretende imprimir sua marca nos diferentes setores da administração pública federal

Quem perde

Nomes ligados às gestões do PT, alvos preferenciais de novos cortes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 1 =

Pergunte para a

Mônica.