Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Vídeo: o novo turboélice futurista da Embraer

Fabricante brasileira recebeu mais de 250 intenções de compra da aeronave conceitual no Farnborough Airshow

A fabricante brasileira Embraer publicou em suas redes sociais o primeiro vídeo mostrando o conceito do seu mais novo projeto para a aviação comercial, o turboélice TPNG (TurboProp Next Generation, ou Turboélice de Nova Geração, em inglês). Apresentada como destaque no Farnborough Airshow, na Inglaterra, entre 18 e 22 de julho, o novo turboélice ainda está em fase de projeto, mas conseguiu pelo menos 200 intenções de compra.

Segundo o programa, primeiro TPNG deverá entrar em serviço em 2027 e o segundo em 2029. O novo avião turboélice da Embraer deve focar no mercado de 70 a 90 assentos. A propulsão será com motores convencionais, ante a expectativa anterior de ser um dos primeiros desse porte com empuxo híbrido.

Contudo, o novo avião foi projetado para conseguir uma significativa economia de combustível em relação aos concorrentes, mesmo que a opção seja para a propulsão convencional já existente no mercado. A Embraer trabalha para fechar o design base de duas versões diferentes, a TP70 e TP90.

Motorização

A Embraer disse ainda que o novo motor com “arquitetura propfan”, ou de turbopropulsores com “caixas de redução” por exemplo, poderão melhorar a eficiência operacional da aeronave e consequentemente reduzindo seus custos operacionais. Os motores serão instalados na cauda que terá formato em T, com os hélices reduzidos, em uma configuração pouco usual, mas que permite menor trepidação. Não se trata de uma novidade absoluta. No início da década de 1990, o Embraer CBA-123 Vector, de 19 lugares, teve uma configuração até menos usual, com os motores junto à fuselagem traseira e as pás voltadas para trás. O projeto não seguiu por questões de mercado. Só um protótipo foi construído.

A empresa divulgou um vídeo com a projeção e alguns detalhes sobre o novo projeto de avião turboélice brasileiro. Trata-se de um vídeo em renderização meramente contemplativo, que privilegia o design da aeronave e indica que essa é a visão de futuro da Embraer. Detalhes técnicos ainda estão sendo definidos pela empresa e serão divulgados mais adiante. Um exemplo é a motorização, que levou a Embraer a ter conversas com as fabricantes Pratt & Whitney e Rolls-Royce.

Confira o vídeo abaixo:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.