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Dia Mundial do Emoji: quais são os favoritos de cada região?

Segundo estudo da Clevertap, notificações de marcas contendo emojis geram uma taxa de cliques 12% maior em comparação com aquelas que não utilizam os ícones

No Dia Mundial do Emoji, celebrado nesta quarta-feira (17), uma nova pesquisa revela o impacto significativo dos emojis nas estratégias de marketing digital. Segundo estudo da CleverTap, plataforma especializada em retenção e engajamento de usuários, notificações de marcas que utilizam emojis geram uma taxa de cliques 12% maior em comparação com aquelas que não utilizam os ícones.

A história dos emojis remonta ao Japão no final da década de 1990, quando o designer Shigetaka Kurita criou os primeiros 176 símbolos para um serviço de internet móvel da operadora NTT DoCoMo. Desde então, esses ideogramas se tornaram uma linguagem universal, amplamente utilizada nas plataformas de comunicação digital em todo o mundo.

A popularidade dos emojis não se limita apenas aos usuários comuns. De acordo com uma pesquisa da Discovery, 82% dos brasileiros preferem expressar suas emoções online usando esses símbolos. Além disso, um estudo da Adobe indica que 60% dos usuários globais de emojis estão mais inclinados a abrir um e-mail ou notificação push que contenha esses ícones, e 42% são mais propensos a comprar produtos que os utilizam.

Pensando nisso, a CleverTap produziu o relatório “Art of Emoji”, destacando os emojis mais utilizados globalmente e reforçando a eficácia desses símbolos nas campanhas de marketing.

Segundo o estudo, na América Latina, os preferidos são: 


Além dos ícones com o melhor desempenho entre os sul americanos, ou seja, aquelas que geram a maior taxa de clique, o estudo também analisou quais são os mais utilizados e aqueles que devem ser evitados pelas marcas. 

“Emojis são como temperos mágicos na despensa de qualquer profissional de marketing. Quando usados corretamente, esses pequenos símbolos podem dar vida a qualquer mensagem. Mas, assim como na gastronomia e na vida pessoal, jogá-los em qualquer lugar pode confundir quem recebe” explica Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap. “As empresas devem brincar com vários emojis, descobrir quais funcionam melhor para seu público-alvo e usá-los apenas quando fizerem sentido no contexto. Senão, perdem seu poder. Lembre-se de que a comunicação deve ser moderna, reconhecível e, acima de tudo, culturalmente sensível quando se usa uma ferramenta tão poderosa”

Abaixo, os dados de outras regiões do mundo:



Além disso, o relatório mostra que, independentemente da região, as marcas de comércio eletrônico incorporam apenas 20% dos emojis de melhor desempenho em suas mensagens; enquanto em algumas regiões, até 30% dos emojis mais usados apresentam desempenho insatisfatório.

Falando sobre o futuro dos emojis no engajamento com clientes, Rosa acrescenta: “Com os avanços na MarTech, as marcas vão conseguir hiperpersonalizar essa experiência, descobrindo quais emojis funcionam melhor para cada usuário. Eventualmente, esses símbolos serão ajustados dinamicamente com base no sentimento e no contexto da conversa, aumentando a profundidade emocional da comunicação.”

Metodologia

Para construir a pesquisa, a Clevertap analisou 10 bilhões de pontos de dados em 40 milhões de notificações push enviadas por plataformas de comércio eletrônico em todo o mundo, com objetivo de entender as preferências dos clientes, o impacto dos emojis e como os profissionais de marketing os estão utilizando.

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