Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Desvalorização de automóveis recua ao menor nível em 2 anos

Usados puxam índice para baixo, enquanto novos mantêm trajetória de valorização pelo quarto mês consecutivo, aponta Webmotors

O mercado automotivo brasileiro registrou em março o menor nível de desvalorização dos últimos 24 meses, conforme os dados mais recentes do Índice Webmotors. O levantamento, que acompanha mensalmente as variações percentuais dos preços dos veículos anunciados na plataforma, aponta uma queda de apenas -0,075% no valor dos automóveis, resultado influenciado principalmente pelo desempenho do segmento de seminovos.

A retração é a menor desde abril de 2023 e supera o recorde anterior, registrado em fevereiro deste ano (-0,095%). Na comparação anual, o índice evoluiu significativamente: em março de 2024, a desvalorização havia sido de -0,316%, o que representa um avanço de 0,241 ponto percentual.

O principal responsável pela melhora foi o mercado de usados, que apresentou desvalorização de -0,093% – a mais baixa em dois anos. Em fevereiro, o índice dessa categoria foi de -0,115%, enquanto há um ano a desvalorização era de -0,338%, evidenciando uma recuperação de 0,245 ponto percentual.

No segmento de veículos 0KM, o desempenho também foi positivo. Março marcou o quarto mês seguido de valorização, com alta de 0,186%, ligeiramente acima dos 0,180% registrados em fevereiro. Em relação a março de 2024, quando o índice estava em -0,134%, o salto foi de 0,320 ponto percentual.

“Observamos um primeiro trimestre bastante positivo tanto para o mercado de usados quanto para o de novos. Ambos operaram com índice aquecido nos três meses, apontando uma demanda consistente para o período”, destaca Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Elétricos e híbridos desaceleram queda nos preços

Ainda de acordo com o Índice Webmotors, o mês de março também trouxe alívio para os modelos eletrificados. Os veículos elétricos usados registraram desvalorização de -0,559%, uma melhora de 0,571 ponto percentual em relação a fevereiro, quando o índice foi de -1,130%. Já os elétricos 0KM apresentaram variação de -0,100%, contra -0,227% no mês anterior.

Entre os híbridos, o cenário foi semelhante. Os modelos usados encerraram março com desvalorização de -0,445%, uma recuperação de 0,084 ponto percentual. Para os híbridos novos, o índice foi de -0,073%, avanço de 0,175 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.