Geração de caixa operacional da companhia chegou a R$ 44,4 milhões em 2023
Referência em inteligência de dados e soluções antifraude, a ClearSale reportou ao mercado nesta terça-feira (26) uma receita líquida de R$ 504,1 milhões em 2023, uma redução de 1,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, refletindo um processo de evolução das soluções, onde reduziu a dependência de grandes clientes, principalmente marketplaces de entrega física. Ao mesmo tempo, a companhia aumentou a participação em mercados de maior rentabilidade e diferentes ciclos econômicos. Além disso, a empresa manteve um churn rate controlado, abaixo de 2%, finalizando o ano com mais de 7 mil clientes ativos.
Por meio da reestruturação estratégica e simplificação, a organização conseguiu reduzir os custos e despesas recorrentes em R$ 35,4 milhões em 2023, o que contribuiu para um incremento anual de ebitda recorrente de R$ 29,9 milhões, se aproximando do breakeven.
“Apesar do cenário macroeconômico desafiador em 2023, foi um ano de evolução para nossas estratégias de negócios e estrutura organizacional, com um foco crescente em tecnologia e nas demandas do mercado. Esse movimento nos aproximou ainda mais do caminho da sustentabilidade financeira”, explicou o CEO da ClearSale, Eduardo Mônaco (na imagem).
No ARR de vendas novas, a ClearSale alcançou R$ 180,9 milhões em 2023, um aumento de 3,9% em relação ao ano anterior, impulsionado pela unidade de negócios Application Fraud, que registrou um crescimento de 40% no ano, totalizando R$ 132,6 milhões.
Mônaco destaca que os resultados do ano refletem uma estratégia cada vez mais focada na sustentabilidade do negócio. “Iniciamos este processo no segundo trimestre de 2022, quando lançamos o Plano de Equilíbrio no Brasil, com o objetivo de equilibrar o crescimento de receitas com a rentabilidade. Anunciamos esta estratégia para o internacional no primeiro trimestre de 2023 e, no final do ano passado, implementamos uma importante reestruturação organizacional para trazer simplificação e foco para a companhia”, argumentou.
O executivo também destaca que, para este ano, a ClearSale está consolidando seu reposicionamento de marca. “Esse trabalho iniciado em 2022 chega em 2024 totalmente estruturado e alinhado com as necessidades do mercado e as novas tecnologias, permitindo maior flexibilidade, agilidade e capacidade de antecipação de cenários. Além disso, continuaremos priorizando novos segmentos, como o setor financeiro. Estamos otimistas com todas as novas oportunidades”, concluiu o CEO.