Banco americano manteve negociações ao longo de um ano e alterou estratégia
O Citigroup alterou seus planos e desistiu de vender sua operação de banco de varejo no México, o Banamex, após um ano de tentativas frustradas. Agora, a estratégia é fazer um spin-off da unidade até meados do próximo ano e, em seguida, lançar uma oferta pública inicial (IPO) que deverá ocorrer até o final de 2025. Até lá, o banco americano continuará relatando os resultados do negócio como parte do grupo.
A CEO do Citi, Jane Fraser, afirmou em comunicado que a decisão de mudar de abordagem foi tomada após uma “avaliação cuidadosa” que considerou tanto a opção de venda quanto o IPO. Essa decisão faz parte da estratégia do Citi de concentrar sua atuação no México no atendimento a clientes institucionais e no private banking, oferecendo assessoria financeira aos clientes por meio de sua rede global.
O Banamex, que possui 38 mil funcionários, continuará operando com serviços de cartão de crédito, banco de varejo, crédito imobiliário residencial, seguros, gestão de ativos de pensão, depósitos e todos os produtos bancários comerciais.
A operação foi colocada à venda em janeiro do ano passado e chegou a ser avaliada por grandes bancos brasileiros, mas o valor do negócio, estimado entre US$ 8 bilhões e US$ 10 bilhões, acabou afastando o interesse. O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, afirmou no ano passado que a aquisição custaria de R$ 40 bilhões a R$ 50 bilhões, o que seria considerado muito alto para o banco.
Após o Santander ter sua oferta rejeitada pelo Citi também devido à questão de preço, as negociações de venda se concentraram em grupos mexicanos como Banorte, Inbursa, do bilionário Carlos Slim, Banca Mifel e o magnata Germán Larrea, proprietário do Grupo México, que chegou a ter negociações exclusivas com o Citi, mas sem chegar a um acordo.