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Amazon e Visa encerram disputa sobre taxas

Discórdia envolveu a política da empresa de cartões de categorizar os pagamentos de e-commerce como “cartão ausente”, o que resultava em tributos mais altos

A Amazon concordou em aceitar os cartões da Visa em sua rede global, encerrando uma disputa que ameaçava prejudicar os negócios da gigante financeira e interromper os pagamentos de comércio eletrônico. O acordo, anunciado por ambas as empresas, resolve uma disputa que em um ponto levou a Amazon a considerar a proibição de cartões de crédito Visa emitidos no Reino Unido. A varejista disse que não cobrará mais dos clientes que usam cartões Visa em seu site em Cingapura e na Austrália uma taxa extra e não desativará os cartões de crédito Visa da amazon.co.uk.

“Chegamos recentemente a um acordo global com a Visa que permite que todos os clientes continuem usando seus cartões de crédito Visa em nossas lojas”, informou um porta-voz da empresa por e-mail. “A Amazon continua comprometida em oferecer aos clientes uma experiência de pagamento conveniente e com opções de escolha.”

Consequências da briga

A Amazon considerou mudar seu popular cartão de crédito para Mastercard, informou a Bloomberg News. O cartão Amazon é um dos maiores portfólios co-branded do setor, e a empresa negociou para renovar o acordo como forma de garantir melhores condições da Visa, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Os varejistas há muito recusam as taxas que pagam cada vez que um consumidor passa um cartão no checkout. Embora possa chegar a apenas centavos por compra, isso se soma: os comerciantes gastaram US$ 110 bilhões em taxas de processamento de cartões apenas em 2020.

Para os maiores bancos e comerciantes, a Visa muitas vezes chega a acordos de preços especiais para persuadi-los a enviar mais volume por sua rede. A empresa reservou US$ 8,4 bilhões no ano fiscal de 2021 para esses incentivos, 26% a mais do que no ano anterior.

Contudo, Visa é conhecida por ir ainda mais longe, inclusive em 2015, quando a empresa ganhou o cartão de crédito da Costco Wholesale. Nas negociações para renovar o antigo contrato de cartão de marca compartilhada entre a Amazon e a Visa, a empresa de comércio eletrônico esperava garantir um acordo semelhante. Outro ponto de discórdia foi a política da Visa de categorizar todos os pagamentos de comércio eletrônico como “cartão ausente”, o que normalmente se traduz em taxas mais altas.

“A Visa está satisfeita por ter alcançado um amplo acordo global com a Amazon”, informou um porta-voz da Visa em comunicado por e-mail. “Este acordo inclui a aceitação da Visa em todas as lojas e sites da Amazon hoje, bem como um compromisso conjunto de colaboração em novos produtos e iniciativas de tecnologia para garantir experiências de pagamento inovadoras para nossos clientes no futuro.”

Embora a Amazon tenha cobrado sobretaxas de clientes que usam cartões Visa em seu site em Cingapura e na Austrália há meses, ela tentou aumentar a aposta no final do ano passado com a ameaça de parar de aceitar totalmente os cartões de crédito da empresa por clientes do Reino Unido. No mês passado, as duas empresas comunicaram estarem trabalhando em um acordo, evitando por pouco a proibição total de cartões do Reino Unido.

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