Estrutura de 625 metros de altura transformará a paisagem de Guizhou, impulsionando o turismo e a infraestrutura local
A China, conhecida por suas grandiosas obras de engenharia, está prestes a revelar mais uma de suas impressionantes criações: a Ponte Huajiang, que, ao ser concluída, será a mais alta do mundo. Localizada na província de Guizhou, no sudoeste do país, a estrutura atravessa o Grand Canyon Huajiang, uma das paisagens mais deslumbrantes da região, conhecida também como “fenda terrestre”.
Com início das obras em janeiro de 2022, a ponte, que tem previsão de conclusão para junho de 2025, já está com mais de 95% de sua construção finalizada. A expectativa é que o tráfego de veículos seja liberado no segundo semestre deste ano, transformando rapidamente a ponte em um importante ponto turístico.
A marca de 625 metros de altura – quase o dobro do atual recorde, detido pelo Viaduto Millau na França – coloca a Huajiang como um verdadeiro colosso da engenharia moderna, superando em 200 metros a Torre Eiffel. Além de sua altura impressionante, a estrutura, que terá cerca de 2.890 metros de extensão, foi construída em treliça de aço, com um peso total de aproximadamente 22 mil toneladas, o equivalente a três Torres Eiffel.
A construção da ponte não se limita a ser um marco turístico. De acordo com as autoridades chinesas, o projeto visa melhorar principalmente a infraestrutura de Guizhou, uma região montanhosa com dificuldades de acesso, que ao longo do tempo enfrentou desafios de desenvolvimento. A nova ponte reduzirá significativamente o tempo de viagem, de duas horas para apenas um ou dois minutos, facilitando o transporte de veículos e melhorando a qualidade de vida dos habitantes locais.
Além disso, a área ao redor da ponte será transformada em um complexo turístico, com um café localizado a 180 metros acima do solo, uma sala com piso de vidro e o mais alto salto de bungee jump do mundo, a 610 metros de altura, sobre o Rio Beipan.