Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

O impacto dos influenciadores na cabeça dos brasileiros

62% mudaram de opinião por causa deles. Relatório recomenda postura responsável e busca por informação correta

Uma pesquisa conduzida pelo Opinion Box e pelo Histórias de Ter.a.pia, canal sobre saúde mental, mostrou que os influenciadores digitais exercem um impacto significativo e crescente na saúde mental dos brasileiros.

O estudo ouviu 2.119 pessoas de todas as regiões do país. Foi revelado que 32% dos participantes consomem conteúdo relacionado a bem-estar e saúde mental nas redes sociais. Desses, 62% afirmaram ter mudado alguma opinião após contato com algum conteúdo transmitido por influenciadores que atuam nas redes sociais.

Os entrevistados admitiram o papel que os influenciadores exercem sobre a disposição de viver. Para 57%, eles podem ajudar ou atrapalhar e 25% buscaram ajuda de um profissional de saúde mental após serem impactados por alguma informação encontrada na internet.

Responsabilidades

O estudo identificou que a relação entre redes sociais e saúde mental é complexa e multifacetada, merecendo atenção. “Por um lado, oferecem oportunidades de conexão social e acesso a informações úteis, o que pode promover o bem-estar emocional. No entanto, também estão associados a vários desafios”, concluem os responsáveis pelo levantamento.

“Por mais que o tema da saúde mental seja tão relevante quanto conhecido, nem sempre encontramos dados que trazem uma visão clara de como as pessoas estão se sentindo. Foi partindo disso que levantamos questões que consideramos muito importantes e que precisam ser trazidas à tona”, diz Daniela Schermann, diretora de marketing do Opinion Box, em referência ao Setembro Amarelo, campanha da Associação Médica Brasileira (AMB) dedicada à prevenção do suicídio – o ponto mais agudo de uma crise psicológica e psiquiátrica.

Diversidade

Além disso, 80% disseram que deixam de seguir aqueles que tratam de forma irresponsável temas relacionados à busca pelo equilíbrio emocional. O mesmo percentual obtido por quem deixa de seguir os que banalizam ou criticam assuntos ligados à diversidade e inclusão.

Recomendações

O estudo traz algumas recomendações para os influenciadores digitais que desejem impactar positivamente a saúde mental de seus seguidores. Algumas delas:

  • Informar-se sobre os temas que abordam
  • Serem transparentes sobre suas experiências pessoais
  • Evitar generalizações e estereótipos
  • Respeitar a diversidade
  • Enfatizar a importância da busca por ajuda profissional


Confira o estudo completo:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.