PATROCINADORES

Créditos verdes de bike; concessão para preservar; fakes climáticas; mata ardendo

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Rio fará 1° leilão de créditos de carbono para micromobilidade

O primeiro leilão mundial de créditos de carbono para micromobilidade será feito até o final de abril. A iniciativa é da Bolsa Verde Rio, em parceria com a Tembici e a ZCO2. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (30), onde foram apresentadas informações para as empresas interessadas em participar do certame a partir da plataforma AirCarbon Exchange (ACX). Esse será o primeiro leilão de créditos de carbono emitidos a partir de metodologia de cálculo desenvolvida pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). Os créditos gerados pela Tembici foram calculados pela BlockC e pela ZCO2, a emissora do token de mesmo nome.

Acordo prevê remuneração para conservação de florestas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmou nesta quarta-feira (6) um acordo de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estudar concessões de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e de créditos de carbono em unidades de conservação. De acordo com o BNDES, o modelo é inédito no país e representa um passo pioneiro para transformar a conservação da floresta em atividade rentável para a população local – e até um ativo público. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, explicou: “Significa concessionar para alguém que vai proteger, que vai conservar aquela área e assim conseguir gerar créditos de carbono de floresta nativa dentro do programa Floresta+Carbono”.

____________________________________

Informe Publicitário

______________________________________

Pinterest proíbe desinformação sobre clima

O Pinterest está banindo informações falsas e enganosas sobre mudanças climáticas e teorias da conspiração nos conteúdo e anúncios da plataforma, informou nesta quarta-feira (6). A empresa publicou em seu blog que não permitirá “prejudicar o bem-estar, a segurança ou a confiança do público” com material que negue a existência ou os impactos do efeito estufa e da influência humana no meio ambiente. A rede social informou também que proibirá conteúdo falso ou enganoso nocivo sobre emergências de segurança pública, como desastres naturais ou eventos climáticos extremos. “Nós nos envolvemos com especialistas e ouvimos deles repetidamente que esse tipo de desinformação está causando danos reais. Está impedindo a ação sobre as mudanças climáticas e os esforços para construir um planeta saudável”, alertou a chefe de políticas do Pinterest, Sarah Bromma, em entrevista.

______________________________________

Informe Publicitário

______________________________________________

A floresta nunca deixou de queimar

Mesmo nos primeiros meses do ano, quando ocorre a estação das chuvas na Amazônia, as queimadas continuam. E há algo de enganoso nos dados. Enquanto foi registrado em março uma queda de 15% em relação a 2021, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta sexta-feira (8), este primeiro trimestre de janeiro foi o pior da série histórica. Apesar de cair em relação à média do ano, já que a mata está úmida por causa das chuvas, houve uma alta de 64% na área queimada em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 941,3 km2 de mata destruída desde o ano novo.

Airbus faz 1° voo com combustível 100% sustentável

Um jato A380, movido a combustível de aviação 100% sustentável (SAF, da sigla em inglês) decolou em voo teste inédito do aeroporto de Blagnac, em Toulouse, na França, na sexta-feira (25). O voo durou cerca de três horas, operando um motor Rolls-Royce Trent 900. As 27 toneladas de SAF foram fornecidas pela Total Energiesé composto por ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA), livres de aromáticos e enxofre. Ou seja, o maior avião comercial em operação continuada no mundo voo com algo parecido com óleo de cozinha aditivado que pouco polui.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.