Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Setor de serviços recua 1,6% em abril

Acumulado no ano ficou em 4,8%

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços no Brasil teve um recuo de 1,6% em abril de 2023 em comparação com março. No entanto, em relação a abril de 2022, o setor registrou um avanço de 2,7%, marcando a 26ª taxa positiva consecutiva.

No acumulado do ano, o setor de serviços apresentou um crescimento de 4,8%. Já o acumulado dos últimos 12 meses, que compreende o período de abril de 2022 a abril de 2023, passou de 7,3% em março para 6,8% em abril, sendo esse o menor resultado desde agosto de 2021, quando registrou 5,1%.

De acordo com o IBGE, a retração em abril foi acompanhada por quatro das cinco atividades investigadas. O setor de transporte foi o destaque negativo, com uma queda de 4,4%, revertendo parte do ganho acumulado entre fevereiro e março, que foi de 7,5%.

Outras atividades que apresentaram recuo foram os serviços de informação e comunicação (-1,0%), os serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e os outros serviços (-1,1%).

A única atividade em expansão no mês de abril foram os serviços prestados às famílias, que tiveram um aumento de 1,2% e recuperaram parte da perda acumulada entre fevereiro e março (-2,2%).

Comparação anual

Na comparação com abril de 2022, o avanço de 2,7% no volume de serviços foi acompanhado por quatro das cinco atividades, mas houve uma desaceleração em relação aos meses anteriores. O resultado menos intenso desde março de 2021 (4,6%) é atribuído, em parte, à base de comparação forte dos anos anteriores.

No acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, todas as atividades apresentaram taxas positivas. Os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,4%), informação e comunicação (5,4%), serviços profissionais, administrativos e complementares (4,8%), serviços prestados às famílias (6,8%) e outros serviços (0,2%) contribuíram positivamente para o crescimento do setor de serviços.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.