Atividade avança pelo segundo mês seguido e registra expansão de 2,4% no trimestre; nível do setor continua 0,5% abaixo do recorde
O volume do setor de serviços no Brasil cresceu 0,3% em março na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o segundo mês consecutivo de alta, após avanço de 0,9% em fevereiro.
Com os dois resultados positivos seguidos, o setor acumula crescimento de 1,2% no bimestre. Mesmo assim, o nível de atividade ainda está 0,5% abaixo do pico histórico, registrado em outubro de 2024. Em relação a fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19, os serviços operam 16,9% acima.
Na comparação com março de 2024, sem ajuste sazonal, houve alta de 1,9% — o 12º resultado positivo consecutivo nessa base de comparação.
O desempenho acumulado do 1º trimestre de 2025 mostra uma expansão de 2,4% frente ao mesmo período do ano passado. Já o resultado dos últimos 12 meses registra crescimento de 3,0%, acima dos 2,8% apurados até fevereiro.
Setores que puxaram a alta
Entre as cinco atividades pesquisadas pelo IBGE, três registraram crescimento em março:
- Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: +1,7%
- Serviços profissionais, administrativos e complementares: +0,6%
- Serviços prestados às famílias: +1,5%
A categoria “outros serviços” ficou estável (0,0%), enquanto a área de informação e comunicação recuou 0,2% no mês.