Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

São Paulo é a melhor cidade para empreender no Brasil

O ICE 2022 mostra o desempenho dos 101 municípios mais populosos e faz um raio-X do ambiente de negócios no país

São Paulo foi eleita a principal cidade para empreender no Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Florianópolis e Curitiba vieram a seguir no ranking. O levantamento tendo como base dados de 2021 é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro.

Já Belo Horizonte, Joinville, Cuiabá e Curitiba melhoraram o desempenho em 2021 e passaram a integrar o top 10 da lista. No entanto, Rio de Janeiro, Brasília, São Bernardo do Campo e Jundiaí deixaram as dez primeiras posições, segundo o novo índice que mostra o desempenho dos 101 municípios mais populosos do país.

A publicação está em sua sexta edição e desta vez foi possível fazer uma comparação mais ampla com o estudo anterior, porque nesses dois relatórios os indicadores de empreendedorismo e os municípios analisados foram expandidos e padronizados.

Os pesquisadores medem sete fatores determinantes para definir a posição no ranking:

  • ambiente regulatório
  • infraestrutura
  • mercado
  • capital financeiro
  • inovação
  • capital humano
  • cultura empreendedora.
Capital humano

Maior e mais rica cidade do país, São Paulo é campeã em quase todas as áreas, mas decai quando o assunto é capital humano. Nesse ponto, a cidade com o maior (Produto Interno Bruto (PIB, está na 57.ª posição, uma sinalização, segundo os pesquisadores, de que a capital precisa melhorar o desempenho educacional de seus moradores.

Em relação à infraestrutura de transporte e condições urbanas, os municípios de São Paulo são os mais bem posicionados e praticamente dominam o ranking. Isso foi observado no relatório anterior. Brasília, Porto Alegre, Rio Branco e Florianópolis subiram de posição. Essa área está relacionada à boa conectividade por rodovias, menores distâncias de portos e maior número de decolagens de avião por ano. É o caso também de amplo acesso à internet rápida, bom preço médio de imóveis por metro quadrado, custo de energia elétrica satisfatório e baixa taxa de homicídios (já que estudos mostram que o comércio é o principal grupo afetado pela violência e criminalidade).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.