PATROCINADORES

Pesquisa do Fed aponta risco de recessão acima de 50%

O Federal Reserve diz estar “fortemente comprometido” em reduzir a inflação, que está na máxima de 40 anos

A economia dos EUA sofre elevados riscos de entrar em recessão nos próximos dois anos devido a crescentes desequilíbrios nos mercados de bens e serviços, inclusive de mão de obra, segundo pesquisa de um economista do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

O documento estima chances de um pouco mais de 50% de recessão nos próximos quatro trimestres e probabilidade de dois terços de uma contração nos próximos dois anos, segundo vários modelos analisados por Michael Kiley, um economista sênior do Fed.

A pesquisa analisou quatro variáveis, incluindo a taxa de desemprego, o nível de inflação, a diferença entre os rendimentos dos Treasuries e de bônus corporativos com grau de investimentos e a diferença nos juros de títulos do Tesouro americano de curto e médio prazos, para estimar os riscos de recessão.

Historicamente, recessões foram precedidas por períodos de inflação alta e desemprego baixo, ressaltou Kiley na pesquisa.

“Fortemente comprometido”

O Federal Reserve está “fortemente comprometido” em reduzir a inflação, que está na máxima de 40 anos, e as autoridades estão agindo “rapidamente para fazê-lo”, reafirmou o chair do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell (imagem), nesta quarta-feira.

“É essencial que reduzamos a inflação se quisermos ter um período sustentado de fortes condições do mercado de trabalho que beneficiem a todos”, afirmou Powell em declarações preparadas ao Comitê Bancário do Senado. A inflação continua bem acima da meta de 2% do Fed, embora haja algumas indicações de que uma medida do aumento de preços que exclui os custos voláteis de alimentos e energia pode ter se estabilizado ou diminuído um pouco no mês passado, explicou Powell.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.