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NRF 2024: o varejo do futuro é divertido, eficiente e humanizado

Ana Paula R Tozzi, CEO da AGR Consultores, compartilha sua vivência no principal evento do setor, cujo tema central girou em torno do conceito de “Make it Matter”, ou “fazer acontecer”

Anualmente, em janeiro, o varejo brasileiro encontra-se em Nova Iorque para o NRF Retail’s Big Show. Pode parecer estranho, mas, é aqui na cidade americana que os principais líderes se encontram para debater tendências, tecnologia, inovação, cultura e dezenas de assuntos em pauta no segmento. Visitar as principais lojas, das maiores marcas do mundo, conhecer as flagships abertas no último trimestre do ano anterior, que nos fazem mergulhar em um conhecimento espetacular e, finalmente, aprender novas tecnologias, completam a experiência.

Esse ano o tema central foi pautado em “Make it Matter”, expressão americana que descrevo como: incentivar pessoas a garantir que suas ações, decisões e esforços tenham impacto significativo na empresa, na sociedade e até na humanidade. Talvez a melhor tradução seria “fazer acontecer”.

Terminou nesta terça-feira (16) o evento e detalharei alguns insights: a explosão da utilização de A.I., o “novo varejo” pautado em “fun and vibe”, o poder de transformação da Gen Zalpha e a “humanização” como gestão de pessoas.

As aplicações de Inteligência artificial dominaram os stands e muitas palestras nesses 3 dias. O foco em eficiência logística deixa claro que esse é o momento de “fazer acontecer” custos menores e margens maiores. Eficiência que o varejo abriu mão na pandemia e que agora busca com resultados ainda melhores aos anos que antecederam a covid.

Os espaços de exposição da NRF privilegiam os principais players de tecnologia do mundo: SAP, Oracle, Google, Meta, Amazon, IBM e Microsoft. Mas, não deixam te ter centenas de soluções incríveis e desconhecidas por nós no Brasil. As soluções com leitura de imagem do produto estão presentes nas soluções de caixa, na leitura de prateleiras (com foco em reduzir ruptura), nas soluções de movimentação de mercadoria em centro de distribuição e até contribuindo para proliferação de lojas autônomas como Amazon Go.

Soluções de vitrines com imagens 3D, até com possibilidade de conversar com o consumidor, buscam eficiência no visual merchanding, permitindo que ao longo dia a loja tenha vitrines adequadas ao horário, à localização, ao clima e às promoções. Uma infinidade de novas aplicações com inteligência artificial embarcada.

O consenso por aqui é de que o varejo americano ficou chato! Funcional como o site, sem emoções. Voltar a ser um ponto de encontro e de diversão é urgente. Começo pela operação mais surpreendente, a Swarovski. O novo modelo de loja inspirado em uma caixa de jóias, com a nova coleção de diamantes, totalmente desenvolvidos em laboratório, reposiciona a marca centenária. Uma ousadia que a empresa atreveu-se a cumprir e que tem colhido resultados significativos com crescimento de vendas de 2 dígitos.

A Pet&Co segunda visita imperdível, abriu uma flagship na Union Square com serviços de veterinário, banho e um BarkShop – uma barbearia para seu pet! Garanto que mesmo que você não tenha um pet, você sairá de lá com uma sacolinha. Enfim, não posso deixar de destacar a Crate&Barrel e a Wegmans, que alimentam a criatividade do consumidor com novas experiências. Ambas resgatam o fun&vibe do varejo com lojas lindas, tecnológicas e cheia de personalidade e emoção.

Fonte de curiosidade e destaque nos últimos anos, a GenZalpha (expressão que a VP da Claire’s Kristin Patrick cravou no evento) mistura da geração Z e Alpha tem sido foco de estudos mais profundos e obviamente alvo de muitas marcas. Com muita transparência, canais de relacionamento direto, como tiktok e influencers, Croc’s e Clarie’s voltaram aos corações e as carteiras dos consumidores. Em 2022, mergulhamos nas características e oportunidades que essa geração nos traz, em 2023 e 2024 estamos acompanhando de perto a execução das ações orientadas a esse público. Até sobre a tendência dessa geração querer ter filhos mais velhos e a oportunidade de soluções para congelar óvulos falamos por aqui.

Preciso terminar esse artigo com o peso dado a “humanização” das relações, quer sejam elas no ambiente profissional, familiar ou entre amigos. Em diversos momentos do evento, lideres e empreendedores enfatizam a necessidade de nos aproximarmos de pessoas. Magic Johnson e Drew Barrymore revelam que o sucesso de seus negócios está pautado na relação com familia, com os seus times e seus sócios. Kyle Leahy, CEO e founder da Glossier, e Shall Michell, CEO da Beis, debatem uma sociedade carente de relações próximas. Fundador da Dicks Sports, Edward Stack, sela o assunto com: envolva-se, aproxime-se do seu time e escute, “Não se apaixone por si mesmo, ao ponto de ficar cego a tudo e a todos à sua volta”, esse foi meu erro! — referindo aos piores anos da empresa na década de 90.

Claro que desdobraremos ao longo do ano muitos outros temas debatidos por aqui. Mas, por hora, tchau e até NRF 2025, que será a minha 20ª!

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Por Ana Paula R Tozzi, CEO da AGR Consultores

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Comentários

Respostas de 8

  1. Poppy, adorei. Compartilhamos as mesmas impressões. Temos que caprichar nas lojas físicas, fazer com que elas entreguem estímulos para os cinco sentidos que esses macacos tanto adoram. Para o hemis´fério esquerdo desses símios, devemos caprichar na ordenação de informações, nas fichas técnicas, resenhas, avaliações e tudo mais que eles precisam para comprar online. Quando eles forem para as lojas físicas, devemos reforçar os aspectos sensorias, trabalhar com os sentidos e emocioná-los – eles gostam disso.

  2. Interessante essa virada de chave! O varejo talvez tenha se preocupado tanto em reduzir a fricção que levou junto a interação humana. Hora de ajustar e encantar o cliente!

  3. Excelente Popy, artigo acertou na veia a missão do mercado!! O Varejo de sucesso sempre foi, ou Divertido, ou Eficiente, ou Humanizado, mas não necessariamente tudo junto e ao mesmo tempo… ´Como planejar e implantar tudo isso, sem meter os pés pelas mãos, é o desafio de nossos líderes no Varejo.

  4. Excelente artigo! As relações interpessoais são imprescindíveis para conquistar e fidelizar os clientes, e cada vez mais estamos perdendo esse vínculo…é hora de mudar

  5. Tendências muito interessantes e desafiadoras, necessitando do desenvolvimento de iniciativas e abordagens cativantes, tanto para as gerações mais jovens de consumidores, quanto para os mais antigos. Devemos tentar agradar minimamente a todos, ou focar em um só nicho? E as questões regionais, requererão abordagens diferentes para um mesmo produto, e uma mesma faixa etária?
    Criatividade e empatia como requisitos cada vez mais necessários no mundo do varejo…

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