Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Monitor do PIB-FGV aponta queda de 1,4% em janeiro

Consumo das famílias cresceu 1,9% no trimestre findo em janeiro. Pelo quarto mês consecutivo, o setor de serviços foi o único a apresentar taxas positivas

O Monitor do PIB-FGV apontou, na análise da série dessazonalizada, queda de 1,4% na atividade econômica no mês de janeiro, em comparação a dezembro e crescimento de 1% no trimestre móvel findo em janeiro, em comparação com o período finalizado em outubro. Na comparação interanual, a economia cresceu 1,2% em janeiro e 2% no trimestre móvel. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE).

“A economia brasileira cresceu trimestralmente em média 1,1% no período de janeiro de 2019 até fevereiro de 2020 quando se inicia a pandemia. De março de 2020 em diante até janeiro de 2022 a economia cresceu em média 0,4%. Pelo lado da demanda, o consumo das famílias cresce 2,3% e cai 1%; o consumo do governo cai 0,5% e 1%. Esses números traduzem bem o impacto da pandemia sobre resultados que já eram medíocres antes dela. O consumo das famílias e o consumo do governo representam 80% do PIB e foram bastante prejudicados inicialmente pela falta de vacinas e posteriormente pela falta de um programa de vacinação”, afirmou o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera.

O consumo das famílias cresceu 1,9% no trimestre findo em janeiro. Pelo quarto mês consecutivo o setor de serviços foi o único a apresentar taxas positivas. Na série com ajuste sazonal, o consumo das famílias apresentou retração de 1,3% em comparação ao trimestre anterior. 

Exportação

A exportação apresentou crescimento de 5,6% no trimestre móvel findo em janeiro em comparação ao mesmo período do ano passado. Os principais responsáveis por esse crescimento são os componentes de serviços e produtos agropecuários que apresentaram elevadas taxas positivas, de 15% e 28,6%, respectivamente. Por outro lado, na análise da série dessazonalizada, a exportação apresentou retração de 0,6% no trimestre móvel terminado em janeiro em comparação ao de outubro.

Importação

A importação apresentou crescimento de 2,2%. Cabe destacar o surpreendente crescimento na importação de serviços (10,5%) e o elevado crescimento da extrativa mineral (54,1%). Na análise da série dessazonalizada a importação apresentou crescimento de 1,2%.

Valores

Em termos monetários, estima-se que o PIB em janeiro de 2022, em valores correntes, foi de R$ 769,38 bilhões.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.