Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Incerteza econômica tem quinta queda consecutiva

Resultado tem respaldo no maior controle do quadro pandêmico, ainda que o cenário econômico continue desafiador

O Indicador de Incerteza da Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 0,9 ponto em fevereiro, para 121,2 pontos. Esta é a quinta queda consecutiva do índice, que se encontra ainda 6,1 pontos acima do nível de fevereiro de 2020 (115,1), último mês antes da chegada da pandemia.

“A queda do nível de incerteza no início de 2022 tem respaldo no maior controle do quadro pandêmico ainda que o cenário econômico continue desafiador. O resultado, pela segunda vez consecutiva, foi inteiramente motivado pela redução da dispersão nas previsões de especialistas para as variáveis econômicas brasileiras. O componente de Mídia ficou estável no mês e já contabiliza, no fim do período, algum ruído de incerteza da guerra entre Ucrânia e Rússia. Para os próximos meses é possível que essa tendência de queda seja revertida e o indicador volte a subir, a depender do desenrolar das tensões geopolíticas e seus impactos sobre a economia global”, afirma a economista da FGV, Anna Carolina Gouveia.

O componente de expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, caiu 4,2 pontos, para 121,6 pontos, contribuindo com a total evolução na margem do índice, ao passo que o componente de mídia ficou estável, em 118,9 pontos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.