Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Governo quer antecipar reoneração do diesel

Com a medida, o governo não vai precisar isentar de imposto os fabricantes de veículos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipar a reoneração do diesel para reduzir o preço dos carros populares e caminhões. Segundo a colunista Julia Dualibi, do G1, com a medida, o governo não vai precisar conceder a isenção de impostos aos fabricantes de veículos, conforme ideia original do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin.

A reoneração será feita em duas etapas, uma parte em setembro deste ano e outra em janeiro de 2024. A medida deve gerar R$ 3 bilhões de arrecadação, o dobro do que é necessário para reduzir o preço dos carros populares. Para compensar a queda de receita, o governo pretende conceder crédito tributário às empresas e subsídios para baratear o custo dos caminhões.

No lugar da isenção, o governo vai conceder um bônus de até R$ 8 mil a ser abatido no valor final do veículo, levando em consideração eficiência energética, preço e conteúdo nacional. Outra medida também avaliada é de baratear carros que se adequem a um “pacote verde”, a ser definido pelo Ministério da Fazenda. A ideia é que isto possa diminuir as críticas de ambientalistas ao programa do carro popular.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.