Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Falta de educação financeira aumenta risco de endividamento, mostra 99Pay

32% dos entrevistados que não possuem educação financeira relatam dificuldades em pagar suas despesas mensais

De acordo com pesquisa da 99Pay, a educação financeira é fundamental para evitar o endividamento. 32% dos entrevistados que não possuem educação financeira relatam dificuldades em pagar suas despesas mensais, enquanto 84% daqueles que se consideram financeiramente instruídos conseguem quitar todas as contas, e 57% ainda conseguem economizar ao final do mês.

O estudo mostra que a educação financeira está relacionada à renda, sendo que 73% das pessoas que ganham mais de R$ 3.194 afirmam ter conhecimento sobre como administrar o orçamento familiar, enquanto apenas 43% daqueles com renda mensal de até R$ 864 possuem esse conhecimento.

A pesquisa também mostrou que muitas pessoas fazem planejamento financeiro, mas não conseguem segui-lo. Esse comportamento atingiu 14% dos usuários com conhecimentos em educação financeira:

  • 18% acabaram comprando mais do que deveriam
  • 22% não guardaram o excedente ao final do mês
  • 16% não investiram da melhor forma

Enquanto isso, pessoas de menor renda afirmaram não terem se planejado financeiramente no último ano — parcela que mais se beneficiaria do planejamento.

“Muitas vezes o consumo é influenciado pelo efeito de manada ou por pressões. Agimos a partir de dois sistemas: o primeiro é por impulso e o outro exige concentração, raciocínio e planejamento. A educação financeira foca no desafio de reduzir a distância entre intenção e ação e conseguir realizar as melhores escolhas, sempre que possível. Porém, o primeiro sistema a ser acionado no cérebro humano é o que age por associações e busca satisfação imediata, sem considerar consequências”, explica a psicóloga da economia Vera Rita de Mello Ferreira.

Os usuários da 99Pay consideram o caminho digital a melhor opção para aprender sobre educação financeira. De acordo com a pesquisa, 25% deles apontaram o YouTube como formato favorito, seguido de cursos online (22%) e redes sociais (20%).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.