Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Exportações para a Argentina saltam 20,9% em outubro, aponta FGV

Dados divulgados nesta terça-feira (17) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que o superávit da balança comercial foi de US$ 5,5 bilhões em outubro, o que levou a um saldo positivo de US$ 47,4 bilhões no acumulado dos dez primeiros meses de 2020. O desempenho mensal repetiu o que vem ocorrendo ao longo do ano. Tanto em valor quanto em volume, a queda mais acentuada nas importações do que nas exportações, explica o aumento do superávit em 2020 em relação a 2019. Em volume, as importações recuaram 20,4% e as exportações 7,1%, na comparação interanual do mês de outubro.

No acumulado do ano até outubro, a variação nos preços de exportações e importações entre 2020/2019 é quase igual, ao redor de 7%. No entanto, em outubro, o aumento de preços de algumas commodities exportadas, como o minério de ferro (43%) junto com uma queda de 16,3% no preço das importações levou a uma melhora nos termos de troca — aumento de 7,3%, em relação a outubro de 2019. Num cenário de expectativas favoráveis para a retomada de crescimento da economia mundial, os preços das commodities deverão ser favoráveis para as exportações brasileiras.

A análise desagregada dos fluxos de comércio mostra algumas novidades em outubro, como sinais de melhora nas exportações da indústria de transformação associado ao aumento de vendas de açúcar, aeronaves e automóveis, entre outros produtos. No caso do setor automotivo (veículos e peças) destaca-se o aumento, em valor, de 23% das exportações para a Argentina entre os meses de outubro de 2019/2020. Em adição, chama atenção o crescimento no volume total exportado em 20,9% para o vizinho, onde mais de 90% da pauta é composta de produtos da indústria de transformação.

Na análise dos mercados de destino das exportações brasileiras, registrou-se pela, primeira vez no ano, uma queda no volume exportado para a China (-13,5%) na comparação mensal interanual. Nesse caso, porém, o resultado é explicado pela desaceleração dos embarques de soja, um comportamento esperado. Quanto às vendas para os Estados Unidos e a União Europeia, não houve mudanças e segue a tendência de queda em relação ao ano de 2019.

Observa-se que, seja em termos de valor ou volume, todos os três setores de atividade econômica registraram queda na relação outubro 2020/2019. Chama atenção, porém, que na comparação interanual de outubro, a menor queda tenha sido da indústria de transformação (-0,7%), seguida da extrativa (-8,4%) e da agropecuária (-26,4%).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.